SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DO MOLA-MODEL NA DISCIPLINA DE ESTABILIDADE DAS CONSTRUÇÕES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA-
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, JACSON-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Alexandre S. de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-02T12:18:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-02T12:18:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-01-
identificador: dc.identifier.otherSD Estabilidade das Construções-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584508-
Resumo: dc.description.abstractNovas formas de ensinar, emancipar, e não somente transmitir conteúdos, são importantes para a superação do modelo tradicionaldo ensino. E promover no processo de ensino e aprendizagem a criticidade e o diálogo através da experimentação problematizadora, a exercitação diversificadado conhecimento e a prática docente consciente, pode resultar em uma formação na qual o ser humanoseja sujeito da sua práxis. Neste contexto, a presente pesquisa, conduzida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica -ProfEPT, tem como finalidade apresentar uma sequência didática para a disciplina de Estabilidade das Construçõesdo Curso de Técnico de Edificações Integrado ao Ensino Médio sob uma das possibilidades da experimentação problematizadora utilizando o Mola Model para auxiliar o docente no processo de ensino e aprendizagem. Para isso foi desenvolvida uma abordagem metodológica de natureza qualitativa e quantitativa, com a construção do produto a partir de pesquisas bibliográfica, documental e de similares; utilizando como instrumentos a entrevista e elaboração de uma matriz de análise dos dados. As principais bases teóricasadvêm dos estudos das áreas da educação profissional, do ensino e da educação. O produto foi testado e validado por possíveis utilizadores, que atestaram a contribuição do produto para o ensino de conteúdos atinentes à Estabilidade das Construções. Como principal resultado, apresentamos a Sequência Didática, sob a forma de produto educacional voltado ao atendimento das necessidades da prática docente, construída sob a perspectiva de uma concepção de formação humana integral.-
Tamanho: dc.format.extent6364-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectensino-
Palavras-chave: dc.subjectaprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectsequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectexperimentação problematizadora-
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DO MOLA-MODEL NA DISCIPLINA DE ESTABILIDADE DAS CONSTRUÇÕES-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseTÉCNICO DE EDIFICAÇÕES-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineESTABILIDADE DAS CONSTRUÇÕES-
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
00 Produto - Sequência Didática.pdfSequência Didática USO DO MOLA MODEL DISCIPLINA: ESTABILIDADE DAS CONSTRUÇÕES7,98 MBAdobe PDF/bitstream/capes/584508/2/00 Produto - Sequência Didática.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons