A Educação Permanente como estratégia transformadora do sentido da vida do profissional de saúde frente a Pandemia.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBallesteros, Beatriz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-02T11:04:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-02T11:04:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-02-
identificador: dc.identifier.otherApresentação Projetopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584506-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo tem como objeto A Educação Permanente como estratégia transformadora do sentido da vida do profissional de saúde frente a Pandemia. O objetivo geral visa promover um espaço de sensibilização, diálogo e ação através de grupos de apoio, no intuito de gerar uma análise conjuntural da realidade dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do COVID-19. Os objetivos específicos buscam identificar a sobrecarga emocional e maior vulnerabilidade psíquica do profissional de saúde através de uma autoavaliação das respostas ao estresse e elaborar estratégias importantes de educação permanente em prol daqueles que estão na linha de frente do COVID-19. Para tanto, o método escolhido será uma pesquisa descritiva, com estudo de campo do tipo convergente assistencial (PCA), fundamentada nas abordagens quantitativa e qualitativa. O cenário será uma unidade de saúde localizada em um município de Angra dos Reis, tendo como participantes 15 profissionais de saúde. No que concerne a abordagem quantitativa será aplicado um instrumento fechado de avaliação global do nível de saúde mental, validado por Valente, Cortez e Sequeira. O instrumento avalia o nível de saúde mental, num contínuo integrando os fatores de vulnerabilidade e de proteção. Na abordagem qualitativa serão realizadas oficinas e exposições dialogadas entre profissionais de saúde, utilizando metodologia ativa com base no Arco de Maguerez e analisadas de acordo com a metodologia da problematização. Pretende-se discutir os resultados à luz do referencial teórico de Viktor E. Frankl e através da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Com esse estudo busca-se contribuir com um importante passo à equipe de saúde em busca de motivação e do sentido da vida no contexto da educação permanente como estratégia transformadora frente a pandemia.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,56"pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeMKVpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação permanente; Saúde mental; Coronavírus.pt_BR
Título: dc.titleA Educação Permanente como estratégia transformadora do sentido da vida do profissional de saúde frente a Pandemia.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeapresentaçãopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FORMAÇÃO DOCENTE INTERDISCIPLINAR PARA SUSpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCurrículo, Ensino e Planejamento em Saúdept_BR
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