Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFF | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Barbosa, Gabryella Vencionek | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cortez, Elaine Antunes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-01T01:38:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-01T01:38:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://youtu.be/5IAi8vmchfU | - |
identificador: dc.identifier.other | EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ESTRATÉGIA DE ORGANIZAÇÃO NO SERVIÇO DE EMERGÊNCIA HOSPITALAR: VÍDEO AULA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584498 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este vídeo é oriundo do projeto de pesquisa de mestrado apresentado ao Programa de Pós-graduação em Enfermagem Mestrado Profissional em Ensino na Saúde-Formação Docente Interdisciplinar para o SUS, da Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense, intitulada: “EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ESTRATÉGIA DE ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO NO SERVIÇO DE EMERGÊNCIA HOSPITALAR”. O objeto estudado é a implementação da Educação Permanente para organização do processo de trabalho na emergência hospitalar. O objetivo geral versa sobre implementar o Núcleo de Educação Permanente para equipe de emergência em hospital geral público, enquanto os objetivos específicos são investigar as avaliações dos profissionais de emergência sobre as ações educativas desenvolvidas para o processo de trabalho e suas propostas sugeridas; e construir estratégias junto a equipe de emergência para implementar um Núcleo de Educação Permanente. Para tanto, o método escolhido será um estudo descritivo e exploratório, com abordagem metodológica qualitativa, do tipo pesquisa convergente assistencial. O cenário será uma unidade de emergência localizada em um município do Rio de Janeiro (RJ), tendo como participantes da pesquisa profissionais que atuam especificamente na emergência do hospital. Para a coleta de dados será aplicado o questionário semiestruturado e realização de oficinas com uso do Arco de Maguerez e analisados de acordo com a Metodologia da Problematização. Pretende-se discutir os resultados à luz do referencial teórico Emerson Merhy e através da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. A proposta deste estudo é desenvolver como produto a implementação de um Núcleo de Educação Permanente, voltado e focado na organização do processo de trabalho dos profissionais que atuam no setor emergencial de um Hospital Geral Público. Trata-se de uma sugestão estratégica capaz de contribuir para a transformação dos métodos de trabalho por meio do aprendizado cotidiano, na perspectiva de implementar mudanças na metodologia das ações educativas para favorecer uma aprendizagem significativa desses profissionais, de modo que se tornem efetivos protagonistas nas ações de trabalho sob a lógica da educação permanente, motivados, partícipes e capacitados sobre o saber técnico científico, para que se tornem multiplicadores de conhecimento, transformadores sociais com desenvolvimento de uma prática hospitalar eficiente aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo a se buscar uma melhora da qualidade na tríade usuário-trabalhador-serviço. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | duração 7minutos e 4 segundos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | online pagina Youtube | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Permanente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Serviços Médicos de Emergência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Capacitação em Serviço | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Administração de Serviços de Saúde | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ESTRATÉGIA DE ORGANIZAÇÃO NO SERVIÇO DE EMERGÊNCIA HOSPITALAR: VÍDEO AULA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Ensino na Saúde | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Fundamentos da Pesquisa em Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: