EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ESTRATÉGIA DE ORGANIZAÇÃO NO SERVIÇO DE EMERGÊNCIA HOSPITALAR: VÍDEO AULA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFFpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarbosa, Gabryella Vencionek-
Autor(es): dc.contributor.authorCortez, Elaine Antunes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-01T01:38:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-01T01:38:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://youtu.be/5IAi8vmchfU-
identificador: dc.identifier.otherEDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ESTRATÉGIA DE ORGANIZAÇÃO NO SERVIÇO DE EMERGÊNCIA HOSPITALAR: VÍDEO AULApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584498-
Resumo: dc.description.abstractEste vídeo é oriundo do projeto de pesquisa de mestrado apresentado ao Programa de Pós-graduação em Enfermagem Mestrado Profissional em Ensino na Saúde-Formação Docente Interdisciplinar para o SUS, da Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense, intitulada: “EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ESTRATÉGIA DE ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO NO SERVIÇO DE EMERGÊNCIA HOSPITALAR”. O objeto estudado é a implementação da Educação Permanente para organização do processo de trabalho na emergência hospitalar. O objetivo geral versa sobre implementar o Núcleo de Educação Permanente para equipe de emergência em hospital geral público, enquanto os objetivos específicos são investigar as avaliações dos profissionais de emergência sobre as ações educativas desenvolvidas para o processo de trabalho e suas propostas sugeridas; e construir estratégias junto a equipe de emergência para implementar um Núcleo de Educação Permanente. Para tanto, o método escolhido será um estudo descritivo e exploratório, com abordagem metodológica qualitativa, do tipo pesquisa convergente assistencial. O cenário será uma unidade de emergência localizada em um município do Rio de Janeiro (RJ), tendo como participantes da pesquisa profissionais que atuam especificamente na emergência do hospital. Para a coleta de dados será aplicado o questionário semiestruturado e realização de oficinas com uso do Arco de Maguerez e analisados de acordo com a Metodologia da Problematização. Pretende-se discutir os resultados à luz do referencial teórico Emerson Merhy e através da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. A proposta deste estudo é desenvolver como produto a implementação de um Núcleo de Educação Permanente, voltado e focado na organização do processo de trabalho dos profissionais que atuam no setor emergencial de um Hospital Geral Público. Trata-se de uma sugestão estratégica capaz de contribuir para a transformação dos métodos de trabalho por meio do aprendizado cotidiano, na perspectiva de implementar mudanças na metodologia das ações educativas para favorecer uma aprendizagem significativa desses profissionais, de modo que se tornem efetivos protagonistas nas ações de trabalho sob a lógica da educação permanente, motivados, partícipes e capacitados sobre o saber técnico científico, para que se tornem multiplicadores de conhecimento, transformadores sociais com desenvolvimento de uma prática hospitalar eficiente aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo a se buscar uma melhora da qualidade na tríade usuário-trabalhador-serviço.pt_BR
Tamanho: dc.format.extentduração 7minutos e 4 segundospt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeonline pagina Youtubept_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Permanentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectServiços Médicos de Emergênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCapacitação em Serviçopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de Serviços de Saúdept_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ESTRATÉGIA DE ORGANIZAÇÃO NO SERVIÇO DE EMERGÊNCIA HOSPITALAR: VÍDEO AULApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Ensino na Saúdept_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFundamentos da Pesquisa em Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Vídeos

Não existem arquivos associados a este item.