Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Christhina dos Santos Bonner, Izabel | - |
Autor(es): dc.contributor.author | de Jesus Gonçalves, Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-11-30T17:44:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-11-30T17:44:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/file/d/1g5kZTzKCPNVnJRvkniJqYQu-JuREeXdH/view?usp=sharing | - |
identificador: dc.identifier.other | Tecnologia e Revistas em Quadrinhos no trabalho da inclusão | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584494 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os recursos tecnológicos trouxeram novas formas de pensar a educação. São importantes ferramentas para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo descrever o processo de construção do objeto educacional com o tema da inclusão por meio da criação de Revistas em Quadrinhos nos modelos manuais e digitais. Utilizou-se o Portal Tecnológico Clickideia e o gênero textual de história em quadrinhos. Os participantes da construção do material/objeto foram alunos com e sem deficiência que receberam apoio da professora da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), professores da sala regular, estagiários, a coordenadora da escola. A metodologia seguiu quatro etapas: na primeira a professora do AEE realizou aulas expositivas, vídeos sobre os tipos de deficiências, rodas de conversas, dinâmicas e leituras de revistas; na segunda etapa os alunos, em pequenos grupos de crianças com e sem deficiências, criaram manualmente histórias em quadrinhos sobre as deficiências física, auditiva, intelectual, visual e o autismo; na terceira etapa os alunos receberam treinamento sobre o uso do portal tecnológico e criaram as revistas na versão digital; na quarta etapa os alunos socializaram os materiais produzidos com a comunidade escolar. Os resultados indicaram que o uso da ferramenta tecnológica aliado ao gênero textual das Revistas em Quadrinhos proporcionaram aos estudantes o conhecimento e benefícios do recurso tecnológico, aumentou a integração entre alunos com e sem deficiências, e o interesse pela leitura e compreensão sobre o tema da inclusão. Concluiu-se que as ferramentas utilizadas foram eficientes e podem ser utilizadas para trabalhar outros conteúdos. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 3,22 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Objeto educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portal Clickideia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atendimento Educação Especializado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Revistas em Quadrinhos | - |
Título: dc.title | Tecnologia e Revistas em Quadrinhos no trabalho da inclusão | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Materiais e objetos educacionais na perspectiva da Educação Especial | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons