Tecnologia e Revistas em Quadrinhos no trabalho da inclusão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Norte-
Autor(es): dc.contributor.authorChristhina dos Santos Bonner, Izabel-
Autor(es): dc.contributor.authorde Jesus Gonçalves, Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-11-30T17:44:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-11-30T17:44:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/file/d/1g5kZTzKCPNVnJRvkniJqYQu-JuREeXdH/view?usp=sharing-
identificador: dc.identifier.otherTecnologia e Revistas em Quadrinhos no trabalho da inclusão-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584494-
Resumo: dc.description.abstractOs recursos tecnológicos trouxeram novas formas de pensar a educação. São importantes ferramentas para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo descrever o processo de construção do objeto educacional com o tema da inclusão por meio da criação de Revistas em Quadrinhos nos modelos manuais e digitais. Utilizou-se o Portal Tecnológico Clickideia e o gênero textual de história em quadrinhos. Os participantes da construção do material/objeto foram alunos com e sem deficiência que receberam apoio da professora da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), professores da sala regular, estagiários, a coordenadora da escola. A metodologia seguiu quatro etapas: na primeira a professora do AEE realizou aulas expositivas, vídeos sobre os tipos de deficiências, rodas de conversas, dinâmicas e leituras de revistas; na segunda etapa os alunos, em pequenos grupos de crianças com e sem deficiências, criaram manualmente histórias em quadrinhos sobre as deficiências física, auditiva, intelectual, visual e o autismo; na terceira etapa os alunos receberam treinamento sobre o uso do portal tecnológico e criaram as revistas na versão digital; na quarta etapa os alunos socializaram os materiais produzidos com a comunidade escolar. Os resultados indicaram que o uso da ferramenta tecnológica aliado ao gênero textual das Revistas em Quadrinhos proporcionaram aos estudantes o conhecimento e benefícios do recurso tecnológico, aumentou a integração entre alunos com e sem deficiências, e o interesse pela leitura e compreensão sobre o tema da inclusão. Concluiu-se que as ferramentas utilizadas foram eficientes e podem ser utilizadas para trabalhar outros conteúdos.-
Tamanho: dc.format.extent3,22 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectObjeto educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPortal Clickideia-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento Educação Especializado-
Palavras-chave: dc.subjectRevistas em Quadrinhos-
Título: dc.titleTecnologia e Revistas em Quadrinhos no trabalho da inclusão-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMateriais e objetos educacionais na perspectiva da Educação Especial-
Aparece nas coleções:Livros digitais

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons