Quadrinhos no ensino de história da infância

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Maringá-
Autor(es): dc.contributor.authorSCHNEIDER, Marcio Barros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-11-29T22:10:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-11-29T22:10:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.profhistoria.uem.br/dissertacoes/marciobarrosschneiderprofhistoriauem.pdf/view-
identificador: dc.identifier.otherMARCIOBARROSSCHNEIDERPROFHISTORIAUEM-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584454-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo apresentar os quadrinhos como fonte para o Ensino de História. Trabalha com a perspectiva prática das dificuldades relacionadas ao Ensino de História, principalmente, no Ensino Básico que corresponde aos Ensinos Fundamental e Médio. Inicialmente, é apresentada a importância de se ensinar a História no Ensino Básico e, para isso, utilizamos referenciais teóricos do historiador Marc Bloch (2002) e do filósofo da história Jorn Rüsen (2001, 2007). Ambos discutem a importância de se ensinar a História e de uma didática que possa contribuir para a construção do conhecimento histórico do aluno. Ao encontro dessas perspectivas, outro eixo teórico utilizado é o do educador brasileiro Paulo Freire (2019), uma vez que suas propostas pedagógicas apresentam uma crítica ao modelo de educação tradicional, e apontam para uma escola que venha a agregar e libertar o indivíduo das forças opressoras que permeiam todos os setores da sociedade. Forças essas que, segundo Freire (2019), são constantemente reproduzidas e reforçadas nos modelos educacionais tradicionais. É na escola, onde a criança passa boa parte de sua infância, que pouco são trabalhadas questões relacionadas à própria História da Infância. Dentro desse panorama, ao olharmos para os conteúdos programáticos e projetos pedagógicos relacionados à disciplina de História, existe um vácuo no que tange a discussão da História da Infância no Ensino Básico. O segundo momento apresenta questões teóricas básicas para a compreensão da História da Infância, tendo como referencial teórico o historiador medievalista Philippe Ariès (1981), discussões recentes sobre a relação escola/criança e o conhecimento histórico dos estudantes, utilizando-se da Educação Histórica. No terceiro capítulo são apresentadas questões teórico-metodológicas relacionadas ao uso das histórias em quadrinhos como fonte para o ensino de História, especificamente, o que são Graphic Novels e alguns cuidados ao utilizar os quadrinhos em sala de aula. É destacada a importância de se utilizar os quadrinhos como referência inicial de uma discussão. Em seguida, são apresentadas e brevemente analisadas duas narrativas gráficas que trabalham com o tema, em comum, da infância e suas peculiaridades. “O trem dos órfãos” e “Castanha do Pará” abordam a temática de forma realista e enfatizam o protagonismo infantil. Em momentos distintos, essas obras podem servir de ponte inicial, para o professor de História, ao trabalhar com a História da Infância, em sala de aula, no Ensino Básico. Por fim, é apresentado um produto didático que consiste em um canal do Youtube intitulado: Quadrinhos no Ensino de História (um canal em construção). Nesse canal são apresentadas questões relativas à pesquisa e ao ensino de História através dos quadrinhos e discutidas algumas problemáticas em relação ao protagonismo infantil nas narrativas gráficas.-
Tamanho: dc.format.extent2.072 kb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História-
Palavras-chave: dc.subjectHistória em quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Infância-
Título: dc.titleQuadrinhos no ensino de história da infância-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinedissertação ProfHistória-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons