Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rezende, Jéssica | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vallente, Geilsa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-11-29T21:58:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-11-29T21:58:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.youtube.com/watch?v=8_PaqxBEEzc&t=4s | - |
identificador: dc.identifier.other | apresentacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584434 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O matriciamento em saúde mental surge com a proposta de minimizar a hierarquização e burocratização de cuidados compartilhados, eliminando papéis de encaminhamentos, referências e contra-referências que comumente dificultava o acesso aos serviços de saúde, contudo, o cuidado em saúde mental ainda vem se apresentando fragmentado, principalmente pela dificuldade de contato e compartilhamento entre o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e atenção básica. Neste contexto, esse estudo tem como objetivo geral: Elaborar uma cartilha como tecnologia educacional de comunicação que potencialize o apoio matricial em saúde mental na atenção básica do município do Rio de Janeiro. E como objetivos específicos: Identificar como a atenção básica oferece o cuidado em saúde mental na zona norte (AP3.3) do município do Rio de Janeiro; Descrever como o matriciamento tem sido organizado no CAPS e na Atenção básica na zona norte (AP3.3) do município do Rio de Janeiro; Discutir formas de potencializar a comunicação entre CAPS e na Atenção básica na zona norte (AP3.3) do município do Rio de Janeiro. Quanto a Metodologia o estudo se apresenta como descritivo e exploratória com a abordagem qualitativa. A pesquisa convergente assistencial foi escolhida como tipo de estudo, por ser a metodologia que se assemelha com a proposta deste trabalho. A coleta de dados irá ocorrer em quatro etapas, a primeira será composta por entrevistas com profissionais da Rede de Atenção Psicossocial, na fase segunda irá ocorrer a oficina de educação permanente, na terceira será a construção e apresentação da cartilha com as informações das etapas anteriores e por fim, na quarta etapa o produto final será avaliado pelos participantes da pesquisa. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | link | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Título: dc.title | TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: ESTRATÉGIAS PARA POTENCIALIZAR O APOIO MATRICIAL EM SAÚDE MENTAL | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação em Saude | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | fundamentos da pesquisa em saude | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons