Experiência estética com narrativas infantis: contributo para a formação de leitores literários no Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFG - Universidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorde Lima, Denise-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Célia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-11-28T22:01:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-11-28T22:01:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/file/d/1_pNRfzdco_SZXYQVdnZwnpO0iSxs3xrs/view?usp=sharing-
identificador: dc.identifier.otherEbook - Experiência estética com narrativas infantis: contributo para a formação de leitores literários no Ensino Fundamental - Anos Iniciais.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584381-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional, vinculado à Dissertação de Mestrado “De ponta a ponta: narrativas infantis e formação do leitor literário do Ensino Fundamental – Anos Iniciais”, é constituído, em forma de ebook, com o relato fundamentado da experiência estética de leitura com as obras: O que os olhos não veem, de Ruth Rocha; A princesa que escolhia, de Ana Maria Machado e Maria vai com as outras, de Sylvia Orthof, no qual a sequência didática se faz incorporada. A referida proposta com a mediação de leitura das narrativas infantis foi aplicada no contexto de sala de aula em doze encontros no decorrer do segundo semestre do ano de 2019, com duas turmas do Ensino Fundamental – Anos Iniciais: do 1º ano, com 31 alunos, e do 5º ano, com 33 alunos, na Escola Municipal Alessandro Miguel, campo da pesquisa. A ação foi estendida, em uma das etapas da experiência estética, ao âmbito familiar dos participantes, intencionando valorizar a importante interação da família nesse processo dialógico de formação e construção de conhecimentos. Este material está disponibilizado na Plataforma digital Medium Brasil, de compartilhamento de textos na Web, link: http://medium.com/brasil, para o acesso público, gratuito e fácil de profissionais do Ensino Fundamental – Anos Iniciais interessados pelo trabalho de mediação das narrativas infantis como forma de estimular a prática de leitura literária, o diálogo entre leitor e texto e, consequentemente, de contribuir com a formação do leitor literário com capacidade reflexiva e potencial crítico, uma meta importante a ser conquistada no processo de ensino e aprendizagem dos discentes, estando ela voltada à obtenção da melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica. O acesso ao conteúdo educacional, sob o título Experiência estética via sequência didática com narrativas infantis: contributo para a formação de leitores literários no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, é feito via tags.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,84MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura. Experiência estética interativa. Narrativas infantis. Sequência didática. Formação de leitores literários.pt_BR
Título: dc.titleExperiência estética com narrativas infantis: contributo para a formação de leitores literários no Ensino Fundamental - Anos Iniciaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePPGEEB - Programa de Pós - Graduação Em Ensino na Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLíngua Portuguesapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons