Autismo e Inclusão: Desafios e Possibilidades na Aula de Língua Portuguesa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo (Ifes)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRosa, Andreia Amorim Salles-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Antônio Carlos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-11-20T18:14:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-11-20T18:14:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-11-
identificador: dc.identifier.otherAutismo e Inclusão: Desafios e Possibilidades na Aula de Língua Portuguesapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/583925-
Resumo: dc.description.abstractEste relatório apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras, do Instituto Federal do Espírito Santo (Campus Vitória), inscrito na linha de pesquisa leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes, visa propor e analisar práticas de operações de linguagem com alunos do Ensino Fundamental, em um contínuo exercício de alteridade, buscando vencer desafios e criar possibilidades de aprendizagens para incluir alunos com autismo nas aulas de Língua Portuguesa. A pesquisa, de abordagem qualitativa, caracteriza-se como pesquisa-ação colaborativo-crítica. A fim de fundamentar as reflexões, buscamos as contribuições de Franchi (1991), Rezende (2006), Freire (2009), Vigotski (2007), Orrú (2012, 2016) entre outros teóricos. Para o desenvolvimento da pesquisa, investigamos um estudante com diagnóstico de autismo, nas aulas de Língua Portuguesa, no que se refere ao trabalho com a língua(gem), à interação com as atividades propostas e com os demais participantes do estudo. As ações se desenvolveram em uma turma de nono ano, na EEEFM Alzira Ramos, Bairro Rio Marinho, Cariacica – ES. Constatamos nesta investigação que, ao longo do trabalho empírico, o aluno com autismo reagiu positivamente em relação às atividades epilinguísticas propostas, operando a linguagem de modo autônomo e demonstrando crescimento, tanto no campo acadêmico, quanto nas relações sociais com os colegas. O resultado da nossa pesquisa tem como produto educacional a criação de um ebook, no qual reunimos sugestões de atividades, assim como alguns fundamentos teóricos para se fazer operações de linguagem envolvendo alunos com diagnóstico de autismo em turmas regulares.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent49.148 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAutismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlteridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectLinguagempt_BR
Título: dc.titleAutismo e Inclusão: Desafios e Possibilidades na Aula de Língua Portuguesapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Letraspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLinguagem e Letramentopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons