Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rosa, Andreia Amorim Salles | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gomes, Antônio Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-11-20T18:14:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-11-20T18:14:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Autismo e Inclusão: Desafios e Possibilidades na Aula de Língua Portuguesa | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/583925 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este relatório apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras, do Instituto Federal do Espírito Santo (Campus Vitória), inscrito na linha de pesquisa leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes, visa propor e analisar práticas de operações de linguagem com alunos do Ensino Fundamental, em um contínuo exercício de alteridade, buscando vencer desafios e criar possibilidades de aprendizagens para incluir alunos com autismo nas aulas de Língua Portuguesa. A pesquisa, de abordagem qualitativa, caracteriza-se como pesquisa-ação colaborativo-crítica. A fim de fundamentar as reflexões, buscamos as contribuições de Franchi (1991), Rezende (2006), Freire (2009), Vigotski (2007), Orrú (2012, 2016) entre outros teóricos. Para o desenvolvimento da pesquisa, investigamos um estudante com diagnóstico de autismo, nas aulas de Língua Portuguesa, no que se refere ao trabalho com a língua(gem), à interação com as atividades propostas e com os demais participantes do estudo. As ações se desenvolveram em uma turma de nono ano, na EEEFM Alzira Ramos, Bairro Rio Marinho, Cariacica – ES. Constatamos nesta investigação que, ao longo do trabalho empírico, o aluno com autismo reagiu positivamente em relação às atividades epilinguísticas propostas, operando a linguagem de modo autônomo e demonstrando crescimento, tanto no campo acadêmico, quanto nas relações sociais com os colegas. O resultado da nossa pesquisa tem como produto educacional a criação de um ebook, no qual reunimos sugestões de atividades, assim como alguns fundamentos teóricos para se fazer operações de linguagem envolvendo alunos com diagnóstico de autismo em turmas regulares. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 49.148 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alteridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | pt_BR |
Título: dc.title | Autismo e Inclusão: Desafios e Possibilidades na Aula de Língua Portuguesa | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Letras | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Linguagem e Letramento | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Andreia Rosa e Gomes_Autismo e Inclusao.pdf | 49,15 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/583925/2/Produto Andreia Rosa e Gomes_Autismo e Inclusao.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons