Educação Literária das Relações Étnico-Raciais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo (Ifes)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Ana Paula Gomes de-
Autor(es): dc.contributor.authorFilho, Nelson Martinelli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-11-20T17:49:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-11-20T17:49:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-05-
identificador: dc.identifier.otherEducação Literária das Relações Étnico-Raciaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/583923-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho, desenvolvido no curso de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, do Instituto Federal do Espírito Santo (Campus Vitória), e inserido na linha de pesquisa Estudos Literários, visa a pesquisar e analisar a leitura de contos afro-brasileiros da escritora Conceição Evaristo (2016), por meio de estratégias de leitura (Solé, 1998) mediada, com perspectiva de propiciar a compreensão das relações étnico-raciais discriminatórias e a valorização da diversidade, nas séries finais do Ensino Fundamental, contribuindo para a formação de leitores e cidadãos críticos. Motivados pelas injustiças raciais, especialmente contra negros, e amparados pela Lei 10.639/03, que objetiva combater o racismo por meio da Educação, pensamos que, para o trabalho na disciplina Língua Portuguesa, a Literatura Afro-brasileira contemporânea pode apresentar-se como ferramenta efetiva para a desnaturalização do preconceito racial. A proposta é uma intervenção de abordagem qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) realizada, por meio de oficinas de leitura literária, em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Cariacica - ES. Para entendermos a literatura afro-brasileira, recorremos a autores como Cuti (2010), Duarte (2011) e Fonseca (2011), entre outros. Sobre a questão étnico-racial na escola, buscamos base teórica principalmente nos autores Cavallero (2001), Munanga (2002), Gomes (2012) e Silva (2008). A partir dos resultados alcançados, elaboramos um material educativo, em formato de e-book, com sugestões aos professores de Língua Portuguesa para o trabalho com a literatura afro-brasileira.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.507KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectContos de literatura afro-brasileirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade.pt_BR
Título: dc.titleEducação Literária das Relações Étnico-Raciaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Letraspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLinguagem e Letramentopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons