As Tirinhas de Armandinho na Sala de Aula: Caminhos para Formação do Leitor Crítico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo (Ifes)-
Autor(es): dc.contributor.authorPeçanha, Jeany Martinelli-
Autor(es): dc.contributor.authorRocha., Karina Bersan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-11-20T15:13:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-11-20T15:13:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-12-
identificador: dc.identifier.otherAs Tirinhas de Armandinho na Sala de Aula: Caminhos para a Formação do Leitor Crítico-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/583920-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em Letras do Instituto Federal do Espírito Santo (Campus Vitória) tem o objetivo de pesquisar como as práticas de leitura e produção de texto, a partir da análise das tirinhas do personagem Armandinho, de Alexandre Beck, podem servir como estratégias para atrair o interesse dos alunos pela leitura e, consequentemente, estimular a capacidade de interpretação, aprimorar a escrita, formar leitores críticos, autônomos, participativos e aptos para modificar a sua vida e a sociedade em que vivem. Sabendo das dificuldades relacionadas ao estudo de textos, à leitura e à escrita na escola e fora dela, essa pesquisa pretende destacar a importância de se trabalhar o gênero tirinha como um caminho para instigar a curiosidade dos alunos do ensino fundamental para a leitura, servindo de ponte para outros gêneros, para formação de leitores críticos e responsivos acerca de temas sociais diversos. Adotando a concepção de linguagem como interação social e sabendo que o processo enunciativo se dá por meio de inúmeros gêneros discursivos pelos quais são construídas e reconstruídas ideologias diversas, pretendemos discorrer sobre como as tirinhas do personagem Armandinho podem ser uma estratégia de diálogo com temas vários e provocar no leitor uma atitude responsiva ativa perante temas e situações sociais diferentes. Para esse fim, baseamo-nos nas teorias sobre dialogismo, construção de sentido e responsividade do filósofo Mikhail Bakhtin e nos postulados acerca da língua e dos gêneros discursivos de Luiz Carlos Travaglia. Dialogamos também com os estudos sobre a questão da leitura da autora Michèle Petit e Ezequel Theodoro da silva, além das conjecturas acerca da importância dos quadrinhos na educação de Waldomiro Vergueiro e Paulo Ramos, dentre outros autores.-
Tamanho: dc.format.extent24.385 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectFormação do leitor crítico-
Palavras-chave: dc.subjectgênero discursivo.-
Palavras-chave: dc.subjectTirinhas-
Palavras-chave: dc.subjectArmandinho-
Palavras-chave: dc.subjectAtitude responsive-
Título: dc.titleAs Tirinhas de Armandinho na Sala de Aula: Caminhos para Formação do Leitor Crítico-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Letras-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLinguagem e Letramento-
Aparece nas coleções:Livros digitais

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons