Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Peçanha, Jeany Martinelli | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rocha., Karina Bersan | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-11-20T15:13:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-11-20T15:13:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | As Tirinhas de Armandinho na Sala de Aula: Caminhos para a Formação do Leitor Crítico | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/583920 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em Letras do Instituto Federal do Espírito Santo (Campus Vitória) tem o objetivo de pesquisar como as práticas de leitura e produção de texto, a partir da análise das tirinhas do personagem Armandinho, de Alexandre Beck, podem servir como estratégias para atrair o interesse dos alunos pela leitura e, consequentemente, estimular a capacidade de interpretação, aprimorar a escrita, formar leitores críticos, autônomos, participativos e aptos para modificar a sua vida e a sociedade em que vivem. Sabendo das dificuldades relacionadas ao estudo de textos, à leitura e à escrita na escola e fora dela, essa pesquisa pretende destacar a importância de se trabalhar o gênero tirinha como um caminho para instigar a curiosidade dos alunos do ensino fundamental para a leitura, servindo de ponte para outros gêneros, para formação de leitores críticos e responsivos acerca de temas sociais diversos. Adotando a concepção de linguagem como interação social e sabendo que o processo enunciativo se dá por meio de inúmeros gêneros discursivos pelos quais são construídas e reconstruídas ideologias diversas, pretendemos discorrer sobre como as tirinhas do personagem Armandinho podem ser uma estratégia de diálogo com temas vários e provocar no leitor uma atitude responsiva ativa perante temas e situações sociais diferentes. Para esse fim, baseamo-nos nas teorias sobre dialogismo, construção de sentido e responsividade do filósofo Mikhail Bakhtin e nos postulados acerca da língua e dos gêneros discursivos de Luiz Carlos Travaglia. Dialogamos também com os estudos sobre a questão da leitura da autora Michèle Petit e Ezequel Theodoro da silva, além das conjecturas acerca da importância dos quadrinhos na educação de Waldomiro Vergueiro e Paulo Ramos, dentre outros autores. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 24.385 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação do leitor crítico | - |
Palavras-chave: dc.subject | gênero discursivo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tirinhas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Armandinho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atitude responsive | - |
Título: dc.title | As Tirinhas de Armandinho na Sala de Aula: Caminhos para Formação do Leitor Crítico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Letras | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Linguagem e Letramento | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons