Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIMES | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pires, Elizabeth Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-11-18T23:03:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-11-18T23:03:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNEROS TEXTUAIS: O ENFOQUE NA PRÁTICA REFLEXIVA DOCENTE EM SALAS DE ALFABETIZAÇÃO ALFABETIZAÇÃO EM FOCO: DIALOGANDO COM A SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNEROS TEXTUAIS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/583834 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Muito se tem falado sobre a formação continuada em serviço ou em processo, principalmente ao que tange evidenciar os professores e seus saberes. As possíveis reflexões têm como lócus a prática educativa, trazendo questões que perpassam a profissão docente. Todavia, sendo a escola o local que permite a interação entre diversos grupos e nessa dinâmica também está o professor - que anseia por compartilhar e se apropriar de saberes, são as relações que se estabelecem nesse ambiente que vão possibilitando a constituição do saber do sujeito, sobretudo o seu desenvolvimento social, pois a apropriação do conhecimento, socialmente construído pela humanidade, efetiva-se na interação entre membros representantes da cultura e no interior de práticas sociais. E, em nossa sociedade, essa apropriação se dá nas esferas do cotidiano e em instituições criadas para este fim, como a escola. Dentro dessa perspectiva, a formação continuada, entendida como parte do desenvolvimento profissional que acontece ao longo da atuação docente, e está inserida no ambiente escolar, pode possibilitar um novo sentido à prática pedagógica, trazendo novos contextos, permitindo articular novos saberes na construção da docência, dialogando com os envolvidos no processo que envolve a formação (IMBERNÓN, 2010). Sacristán (1999) já destacava a relevância da formação continuada ao ressaltar que “o debate em torno do professorado é um dos polos de referência do pensamento sobre a educação, objeto obrigatório da investigação educativa e pedra angular dos processos de reforma dos sistemas educativos” (SACRISTÁN, 1999, p. 64). Dessa forma, promover espaços, dentro da escola, para o diálogo e a formação em serviço ou em processo, por meio da prática pedagógica reflexiva, que é aquela marcada pelo desejo de mudanças e pela busca e implementação de novos valores que venham a dar uma nova direção à prática social, fazem com que o profissional se mantenha vivo, energizado, atuante no seu espaço histórico, crescendo no saber e na responsabilidade profissional e pessoal de cidadão. Claro que, entende-se que tornar-se professor é um processo de longa duração, de novas aprendizagens e sem um fim determinado (NÓVOA, 1999), pois afinal, “ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma como educador, permanentemente, na prática e na reflexão da prática” (FREIRE, 1991, p. 589). Portanto, pensar e agir dessa maneira são ações necessárias a todo profissional da educação, uma vez que as ações promovidas em espaços de diálogo contribuem para a sua autorreflexão e auxiliam em sua prática pedagógica e, consequentemente, promovem subsídios para os problemas apresentados pela escola, bem como favorece o seu crescimento individual e profissional. Diante desse contexto, acredita-se que a formação continuada realizada na escola seja uma das alternativas para a melhoria da qualidade do processo de ensino e de aprendizagem, pois, além de contribuir com a reflexão e a possível modificação ou não da prática pedagógica, ela é feita a partir das necessidades e dos interesses dessa comunidade. Sendo assim, atendendo aos interesses e aos problemas comuns a toda comunidade, poderá ser a formação continuada, no cotidiano da escola, um caminho mais seguro na transformação da realidade escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 127 KB (130.814 bytes) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Documento do Microsoft Office Word (.docx) | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | SEQUÊNCIA DIDÁTICA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | GÊNEROS TEXTUAIS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PRÁTICA REFLEXIVA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ALFABETIZAÇÃO EM FOCO | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNEROS TEXTUAIS: O ENFOQUE NA PRÁTICA REFLEXIVA DOCENTE EM SALAS DE ALFABETIZAÇÃO ALFABETIZAÇÃO EM FOCO: DIALOGANDO COM A SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNEROS TEXTUAIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISIONAL PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO Elizabeth Carvalho Pires (1).docx | 127,75 kB | Microsoft Word XML | /bitstream/capes/583834/2/PRODUTO Elizabeth Carvalho Pires (1).docxDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons