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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UFPR/ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, CAMILA MARIANE DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-11-18T12:02:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-11-18T12:02:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPR_Camila Mariane de Souza_Intervenção | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/583794 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Após 10 (dez) anos da obrigatoriedade do ensino de Sociologia na Educação Básica, um contexto social e político adverso e com retrocessos estruturais, entendemos a pertinência em desenvolver pesquisas sobre práticas e materiais didáticos como forma de contribuir na manutenção da disciplina no currículo das escolas brasileiras e demarcar o compromisso com uma sociedade democrática e civilizada. Neste sentido, esta investigação, como conclusão do Mestrado Profissional em Sociologia, tem como objetivo central analisar limites e potencialidades dos usos e apropriações de jogos pedagógicos, a saber, LARPs (RPGs ao vivo), os quais são formas de jogar RPG (Jogo de interpretação de personagens) nas aulas de Sociologia em uma escola pública do município de Pinhais-PR. Para alcançar este propósito, adotamos metodologia qualitativa através de técnicas de observação participante, questionário e relatos de experiências sociais e de aprendizagem proporcionadas na realidade escolar. Situada em propostas de metodologias ativas de ensino, ações didáticas, jogos e atividades desenvolvidas sobre divisão do trabalho conforme a Sociologia Clássica são apresentadas, testadas em turmas de segundo ano do Ensino Médio e, posteriormente, discutidas a partir de teorias sociológicas e pedagógicas. Os sujeitos participantes da pesquisa, quais sejam estudantes e docente, formularam múltiplos significados e sentidos, ao longo do processo educativo, a respeito de suas próprias ações e comportamentos e dos outros, em nível individual e coletivo. Devido a diferentes motivos, as estratégias didáticas possibilitaram produções de sentidos e de aprendizagem como engajamento e desinteresse, apropriação e dificuldade, curiosidade e apatia, produzindo efeitos diversificados e modificando relações de aprendizagem em sala de aula. Em outras palavras, analisamos os alcances e os limites das práticas de ensino propostas neste estudo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3867 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia 1.LARP 2. Material pedagógico 3. Divisão do trabalho 4. Ensino Médio 5. | pt_BR |
Título: dc.title | SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: O LARP COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DE PERSPECTIVAS CLÁSSICAS SOBRE TRABALHO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Curso de Pós-Graduação do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Setor de Ciências Humanas, da Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | ProfSocio | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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TCCCamila Mariane de Souza.pdf | 3.87 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/583794/2/TCCCamila Mariane de Souza.pdfDownload | |
Termo autorização_Camila_setembro 2020.pdf | 325.69 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/583794/3/Termo autorização_Camila_setembro 2020.pdfDownload |
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