SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: O LARP COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DE PERSPECTIVAS CLÁSSICAS SOBRE TRABALHO

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Autor(es): dc.contributorUFPR/ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, CAMILA MARIANE DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-11-18T12:02:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-11-18T12:02:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-27-
identificador: dc.identifier.otherUFPR_Camila Mariane de Souza_Intervençãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/583794-
Resumo: dc.description.abstractApós 10 (dez) anos da obrigatoriedade do ensino de Sociologia na Educação Básica, um contexto social e político adverso e com retrocessos estruturais, entendemos a pertinência em desenvolver pesquisas sobre práticas e materiais didáticos como forma de contribuir na manutenção da disciplina no currículo das escolas brasileiras e demarcar o compromisso com uma sociedade democrática e civilizada. Neste sentido, esta investigação, como conclusão do Mestrado Profissional em Sociologia, tem como objetivo central analisar limites e potencialidades dos usos e apropriações de jogos pedagógicos, a saber, LARPs (RPGs ao vivo), os quais são formas de jogar RPG (Jogo de interpretação de personagens) nas aulas de Sociologia em uma escola pública do município de Pinhais-PR. Para alcançar este propósito, adotamos metodologia qualitativa através de técnicas de observação participante, questionário e relatos de experiências sociais e de aprendizagem proporcionadas na realidade escolar. Situada em propostas de metodologias ativas de ensino, ações didáticas, jogos e atividades desenvolvidas sobre divisão do trabalho conforme a Sociologia Clássica são apresentadas, testadas em turmas de segundo ano do Ensino Médio e, posteriormente, discutidas a partir de teorias sociológicas e pedagógicas. Os sujeitos participantes da pesquisa, quais sejam estudantes e docente, formularam múltiplos significados e sentidos, ao longo do processo educativo, a respeito de suas próprias ações e comportamentos e dos outros, em nível individual e coletivo. Devido a diferentes motivos, as estratégias didáticas possibilitaram produções de sentidos e de aprendizagem como engajamento e desinteresse, apropriação e dificuldade, curiosidade e apatia, produzindo efeitos diversificados e modificando relações de aprendizagem em sala de aula. Em outras palavras, analisamos os alcances e os limites das práticas de ensino propostas neste estudo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3867 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologia 1.LARP 2. Material pedagógico 3. Divisão do trabalho 4. Ensino Médio 5.pt_BR
Título: dc.titleSOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: O LARP COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DE PERSPECTIVAS CLÁSSICAS SOBRE TRABALHOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseCurso de Pós-Graduação do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Setor de Ciências Humanas, da Universidade Federal do Paranápt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProfSociopt_BR
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