GÊNEROS DISCURSIVO-TEXTUAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federai de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina-
Autor(es): dc.contributor.authorMichelon, Raquel Darelli-
Autor(es): dc.contributor.authorValer, Salete-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-11-16T15:50:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-11-16T15:50:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-16-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/583635-
Resumo: dc.description.abstractNo processo de ensino-aprendizagem da educação profissional, a partir de uma visão politécnica, ressalta-se a indissociabilidade do binômio teoria-prática por meio de dois aspectos basilares: o trabalho como princípio educativo e o da pesquisa com princípio pedagógico. Nessa perspectiva, inserido no Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), como parte da pesquisa de Dissertação, o objetivo deste produto educacional, livro, como suporte pedagógico, é apresentar os principais aspectos sociais, composicionais, temáticos e estilísticos de sete gêneros discursivo-textuais de diferentes graus de complexidade, pertencentes ao campo do trabalho e ao campo de estudo e pesquisa. Este livro destinado, em especial, a estudantes e professores da EPT, faz parte de uma proposta de práticas de letramento para um projeto temático interdisciplinar entre as unidades curriculares do primeiro módulo do curso subsequente em que esta pesquisa-ação foi aplicada. Nessa proposta, pelo entendimento dos aspectos que caracterizam os gêneros discursivo-textuais que compõem este livro, buscou-se desenvolver nos estudantes como base a consciência da forma como os princípios “ciência, tecnologia, trabalho e cultura” que subjazem à elaboração de um produto gastronômico. se materializam na prática profissional. De forma mais ampla, demonstra-se como os conteúdos teóricos e práticos que subjazem ao processo de elaboração de produtos gastronômicos podem permear as atividades de leitura e escrita no contexto da educação profissional. Assim, ao se tratar da Educação Profissional, reforça-se a relevância de se pensar em projetos temáticos interdisciplinares, mediados por gêneros discursivo-textuais que contribuam para que os estudantes materializem, pela linguagem, as relações teórico-práticas do objeto profissional, ampliando-se as atividades mentais superiores para a formação integral do estudante trabalhador, possibilitando-lhe o acesso-permanência-sucesso e progressão para o mundo do trabalho e para os estudos. ISBN 978-65-88663-21-9-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectProfEPT-
Palavras-chave: dc.subjectProduto educacional-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectGêneros discursivo-textuais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino- aprendizagem de Língua Portuguesa na Educação Profissional.-
Título: dc.titleGÊNEROS DISCURSIVO-TEXTUAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestrado-
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