CARD GAME : AÇÕES COOPERATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federai de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina-
Autor(es): dc.contributor.authorMichelon, Raquel Darelli-
Autor(es): dc.contributor.authorValer, Salete-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-11-16T15:28:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-11-16T15:28:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/583634-
Resumo: dc.description.abstractNo processo de ensino-aprendizagem da educação profissional, a partir de uma visão politécnica, ressalta-se a indissociabilidade do binômio teoria-prática por meio de dois aspectos basilares: o do trabalho como princípio educativo e o da pesquisa com princípio pedagógico. Nessa perspectiva, inserido no Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), como parte da pesquisa de Dissertação, o objetivo deste produto educacional Card game é o de, por meio da ação cooperativa, desenvolver nos estudantes a (meta)consciência acerca dos princípios ‘Ciência, tecnologia, trabalho e cultura” e a sua aplicação teórico-prática no processo de elaboração de um produto gastronômico da confeitaria. O Card game, como uma sequência didática, foi aplicado como parte das atividades de intervenção da pesquisa-ação intitulada Recursos pedagógicos para práticas de letramento em Língua Portuguesa na perspectiva da politecnia: pesquisa-ação com sujeitos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente. Este produto educacional baseia-se em uma proposta de atividade interdisciplinar em que os conceitos presentes no jogo, relativos às diferentes Unidades Curriculares do primeiro módulo do curso técnico subsequente em Confeitaria, são desenvolvidos via gêneros discursivos-textuais de diferentes campos sociais de atuação, fortalecendo-se o caráter transdisciplinar da língua portuguesa. Focalizou-se, nesta investigação, a ampliação das atividades mentais superiores que se materializam pela linguagem, conforme a proposta de educação profissional com foco no desenvolvimento do sujeito integral. Assim, em uma abordagem (meta)cognitiva, aponta-se a relevância do Card game como recurso didático-pedagógico e da instituição escolar como a principal agência de mediação para o desenvolvimento nos estudantes trabalhadores de ações mentais mais amplas, as quais possibilitam a esses sujeitos o acesso-permanência-sucesso e progressão ao mundo do trabalho e aos estudos. ISBN 978-65-88663-25-7-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectProfEPT-
Palavras-chave: dc.subjectDocentes e discentes da EPT-
Palavras-chave: dc.subject(Meta)cognição-
Palavras-chave: dc.subjectCard game como produto educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de língua portuguesa como língua materna-
Título: dc.titleCARD GAME : AÇÕES COOPERATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestrado-
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