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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Miranda, Caroline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-11-16T13:18:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-11-16T13:18:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação_Caroline_Barroso_2020_Final_De_Que_Cor_Eu_Sou | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/583600 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa dissertação busca refletir sobre os conceitos do pensamento feminista negro, o saber histórico escolar, a história das mulheres negras e suas representações em imagens nos livros didáticos de história do 8º ano do ensino do fundamental II. Utilizando como fonte de pesquisa e reflexão o livro didático de história e narrativa localizada das alunas negras nesse material didático, de modo que se possa compreender como se dá as representações das mulheres negras nesses livros didáticos entre os anos de 2001 a 2017, e como as alunas negras se veem representadas no livro didático de história, no ensino de história e na sociedade. Busca-se, ainda, compreender de que modo as estruturas interseccionalizadas de raça, gênero e classe influenciam nas rupturas e permanências, características do processo histórico, e nas representações imagéticas das mulheres negras nos livros didáticos. Compreender de que maneira o racismo, o sexismo e o classismo, no Brasil, afetam a narrativa histórica na representação das mulheres negras nos livros didáticos de história, analisando de que forma essas sujeitas ganharam espaço e visibilidade na produção do livro didático ao longo dos anos. Além de procurar promover justiça social através do processo de ensino-aprendizagem de história e do ponto de vista específico das alunas negras, o seu lugar de fala, suas auto definições e empoderamento enquanto futuras mulheres negras. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 9,68 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria; Ensino de História; Pensamento Feminista Negro; Ponto de Vista das Mulheres Negras; Livro Didático de História. | - |
Título: dc.title | “De que cor eu sou?” O lugar da menina negra no espaço escolar – um estudo sobre a representação das Mulheres Negras no livro didático de história. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação_Caroline_ Barroso_2020_Final_De_Que_Cor_Eu_Sou_ .pdf | 9,92 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/583600/2/Dissertação_Caroline_ Barroso_2020_Final_De_Que_Cor_Eu_Sou_ .pdfDownload |
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