“De que cor eu sou?” O lugar da menina negra no espaço escolar – um estudo sobre a representação das Mulheres Negras no livro didático de história.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorMiranda, Caroline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-11-16T13:18:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-11-16T13:18:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherDissertação_Caroline_Barroso_2020_Final_De_Que_Cor_Eu_Sou-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/583600-
Resumo: dc.description.abstractEssa dissertação busca refletir sobre os conceitos do pensamento feminista negro, o saber histórico escolar, a história das mulheres negras e suas representações em imagens nos livros didáticos de história do 8º ano do ensino do fundamental II. Utilizando como fonte de pesquisa e reflexão o livro didático de história e narrativa localizada das alunas negras nesse material didático, de modo que se possa compreender como se dá as representações das mulheres negras nesses livros didáticos entre os anos de 2001 a 2017, e como as alunas negras se veem representadas no livro didático de história, no ensino de história e na sociedade. Busca-se, ainda, compreender de que modo as estruturas interseccionalizadas de raça, gênero e classe influenciam nas rupturas e permanências, características do processo histórico, e nas representações imagéticas das mulheres negras nos livros didáticos. Compreender de que maneira o racismo, o sexismo e o classismo, no Brasil, afetam a narrativa histórica na representação das mulheres negras nos livros didáticos de história, analisando de que forma essas sujeitas ganharam espaço e visibilidade na produção do livro didático ao longo dos anos. Além de procurar promover justiça social através do processo de ensino-aprendizagem de história e do ponto de vista específico das alunas negras, o seu lugar de fala, suas auto definições e empoderamento enquanto futuras mulheres negras.-
Tamanho: dc.format.extent9,68 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoria; Ensino de História; Pensamento Feminista Negro; Ponto de Vista das Mulheres Negras; Livro Didático de História.-
Título: dc.title“De que cor eu sou?” O lugar da menina negra no espaço escolar – um estudo sobre a representação das Mulheres Negras no livro didático de história.-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons