Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Bandeira, Juan | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-11-15T13:20:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-11-15T13:20:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | MANUAL PRÁTICO PARA CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA ABORDANDO O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO CONCEITO ESTEQUIOMETRIA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/583575 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo desenvolver uma Sequência Didática para abordar o conteúdo Estequiometria, fundamentada na História da Química e que busque contemplar as dificuldades dos alunos relacionadas às três dimensões do conhecimento químico: fenomenológico, teórico e representacional. Uma das formas de utilizar a História da Ciência (HC) para melhorar o ensino envolve fazer uma análise histórica da gênese de determinado conhecimento científico, passando por sua construção e tendo noção das dificuldades e obstáculos enfrentados pelos cientistas. Pensando nisso, iremos desenvolver o tema estequiometria associado ao contexto histórico do seu desenvolvimento, como uma possibilidade para uma melhor participação e interação dos alunos, bem como para despertar neles um maior interesse pela química e maior compreensão dos conhecimentos relacionados ao campo conceitual da estequiometria. Uma Sequência Didática aborda duas grandes dimensões: epistemológica e pedagógica. Na primeira dimensão vamos lançar luz sobre os eventos históricos que levaram a construção do conceito de estequiometria durante os séculos XVIII até o século XX. Na dimensão pedagógica vamos utilizamos a teoria sócio-histórica e uma ferramenta metodológica para dar conta das discussões em sala de aula. A Sequência Didática foi preparada para ser aplicada no primeiro ano do Ensino Médio, constando de dez encontros de 50 minutos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 28 Páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Estequiometria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História da Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Título: dc.title | MANUAL PRÁTICO PARA CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA ABORDANDO O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO CONCEITO ESTEQUIOMETRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFQUI – Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons