MANUAL PRÁTICO PARA CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA ABORDANDO O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO CONCEITO ESTEQUIOMETRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBandeira, Juan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-11-15T13:20:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-11-15T13:20:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherMANUAL PRÁTICO PARA CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA ABORDANDO O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO CONCEITO ESTEQUIOMETRIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/583575-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo desenvolver uma Sequência Didática para abordar o conteúdo Estequiometria, fundamentada na História da Química e que busque contemplar as dificuldades dos alunos relacionadas às três dimensões do conhecimento químico: fenomenológico, teórico e representacional. Uma das formas de utilizar a História da Ciência (HC) para melhorar o ensino envolve fazer uma análise histórica da gênese de determinado conhecimento científico, passando por sua construção e tendo noção das dificuldades e obstáculos enfrentados pelos cientistas. Pensando nisso, iremos desenvolver o tema estequiometria associado ao contexto histórico do seu desenvolvimento, como uma possibilidade para uma melhor participação e interação dos alunos, bem como para despertar neles um maior interesse pela química e maior compreensão dos conhecimentos relacionados ao campo conceitual da estequiometria. Uma Sequência Didática aborda duas grandes dimensões: epistemológica e pedagógica. Na primeira dimensão vamos lançar luz sobre os eventos históricos que levaram a construção do conceito de estequiometria durante os séculos XVIII até o século XX. Na dimensão pedagógica vamos utilizamos a teoria sócio-histórica e uma ferramenta metodológica para dar conta das discussões em sala de aula. A Sequência Didática foi preparada para ser aplicada no primeiro ano do Ensino Médio, constando de dez encontros de 50 minutos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent28 Páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEstequiometriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Título: dc.titleMANUAL PRÁTICO PARA CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA ABORDANDO O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO CONCEITO ESTEQUIOMETRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFQUI – Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons