Guia de apoio: Trabalho Docente em EPT e Pedagogia da Alternância

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação do Espírito Santo - Campus Vitóriapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Guitemberg Carneiro Nunes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-11-14T20:37:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-11-14T20:37:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-01-
identificador: dc.identifier.otherfile:///C:/Users/DELL_9020/Documents/GUITE%20MEC%20BKP/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20ROTEIRO/DEFESA%20DA%20TESE%20BANCA/TEXTO%20FINAL%20AP%C3%93S%20BANCA/GUIA%20DE%20APOIO%20TRABALHO%20DOCENTE%20EM%20EPT%20E%20PEDAGOGIA%20DA%20ALTERN%C3%82NCIA%20ALUNO%20GUITEMBERG.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/583534-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional se relaciona à dissertação “Conjugando o Ensino Médio Integrado com a Pedagogia da Alternância no Curso Médio Integrado em Agropecuária” do Campus Abelardo Luz – IFCatarinense: uma proposta de Formação Docente”. Se refere a um guia ao trabalho docente em EPT e Pedagogia da Alternância, podendo servir de suporte à formação continuada, ou mesmo ser utilizado como ferramenta de estudo pelo docente. A partir do referencial teórico e da análise da pesquisa feita com o corpo docente do curso, foi possível elencar temas a serem abordados neste produto. O guia aborda questões relativas à Educação Profissional e Tecnológica, sua história e bases conceituais. Depois trata da Educação no Campo, fazendo um breve histórico e aborda as bases conceituais em Pedagogia da Alternância. Em seguida, refere-se à interseção entre princípios em EPT e Pedagogia da Alternância, observando a formação integral, o trabalho como princípio educativo e o Ensino Médio integrado. O quarto bloco aborda o curso de agropecuária em Abelardo luz – um estudo de caso; apresenta uma breve história do campus Abelardo Luz; depois trata do PPC do Ensino Médio Integrado, em seguida aborda a Pedagogia da Alternância no PPC - Curso Integrado em Agropecuária; por fim, a aplicação do PPC em Alternância no Curso Integrado em Agropecuária, alguns aspectos da prática de ensino em alternância. O texto foi elaborado de forma resumida, apresentando como alguns pesquisadores abordam o conceito, além de indicar onde encontrar mais conteúdos sobre os temas expostos para os docentes que tiverem interesse em conhecer mais sobre o assunto. Nesse sentido, o guia se apresenta como fonte de conhecimento aos docentes dos Institutos Federais de Educação, pois oferece informações, faz sugestão de textos, autores e vídeos, assim como, há algumas perguntas elaboradas para uma melhor reflexão sobre os temas abordados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent36.943KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Técnica e Profissional e Pedagogia da Alternânciapt_BR
Título: dc.titleGuia de apoio: Trabalho Docente em EPT e Pedagogia da Alternânciapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica – Mestrado em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacional - Prática de Pesquisa Orientada - dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons