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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MEDEIROS, MÉRCIA LAMENHA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PIRES, ANA CAROLINA DE CARVALHO RUELA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-11-14T17:02:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-11-14T17:02:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISCUSSÃO DE CASOS À BEIRA DO LEITO: UMA AVALIAÇÃO NO INTERNATO DO CURSO DE MEDICINA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/583515 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A discussão de casos clínicos à beira do leito, por ser uma estratégia de ensino aprendizagem ativa, é utilizada desde os primórdios da educação médica. Ela oferece uma grande variedade de ferramentas de aprendizagem necessárias à formação do médico. Essa modalidade de ensino já chegou a representar 75% do treinamento do médico em formação até os anos sessenta. A despeito de sua validade como metodologia ativa de ensino, pouco há na literatura científica acerca do “como fazê-lo”. Um roteiro sistematizado por docentes e preceptores, no cenário de urgência e emergência em pediatria, foi proposto, visando explorar essa ferramenta e ampliar as possibilidades de planejamento para a prática. Esse roteiro objetiva estabelecer uma rotina no exercício da docência, como forma de auxiliar os discentes na aprendizagem contínua e significativa, e contribuir para a aquisição de habilidades e competências, com maior aproveitamento do momento da visita. A pesquisa mostrou que a discussão à beira do leito é eficaz se conduzida de forma sistematizada. Os resultados dos questionários aplicados aos discentes demonstraram que são utilizadas várias estratégias de aprendizagem as quais estimulam a busca ativa do conhecimento, incentivam o uso do aprendido, de maneira a favorecer a aplicação desse conhecimento na prática. As respostas aos questionários também trouxeram à tona importantes informações acerca do estágio, ao permitirem reflexões e propostas de mudanças direcionadas, e admitirem sua utilização como instrumento de avaliação no internato. Considerando a relevância que a discussão de casos à beira do leito tem na formação médica, foi construído e implantado instrumento para avaliação do Internato em Pediatria, utilizando a visita à beira do leito. Promover sua sistematização mostrou-se efetivo para o processo de ensino-aprendizagem no presente estudo. O aperfeiçoamento dessa estratégia de ensino, por meio da utilização de recursos que exploram a riqueza de um caso clínico real, amplia o olhar do discente para além do saber teórico e permite sua reflexão acerca da prática clínica, da ética profissional, do respeito às diferentes culturas e saberes populares. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 392 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Título: dc.title | DISCUSSÃO DE CASOS À BEIRA DO LEITO: UMA AVALIAÇÃO NO INTERNATO DO CURSO DE MEDICINA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO ENSINO NA SAÚDE | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PRODUTOS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
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