DISCUSSÃO DE CASOS À BEIRA DO LEITO: UMA AVALIAÇÃO NO INTERNATO DO CURSO DE MEDICINA

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMEDEIROS, MÉRCIA LAMENHA-
Autor(es): dc.contributor.authorPIRES, ANA CAROLINA DE CARVALHO RUELA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-11-14T17:02:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-11-14T17:02:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-21-
identificador: dc.identifier.otherDISCUSSÃO DE CASOS À BEIRA DO LEITO: UMA AVALIAÇÃO NO INTERNATO DO CURSO DE MEDICINApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/583515-
Resumo: dc.description.abstractA discussão de casos clínicos à beira do leito, por ser uma estratégia de ensino aprendizagem ativa, é utilizada desde os primórdios da educação médica. Ela oferece uma grande variedade de ferramentas de aprendizagem necessárias à formação do médico. Essa modalidade de ensino já chegou a representar 75% do treinamento do médico em formação até os anos sessenta. A despeito de sua validade como metodologia ativa de ensino, pouco há na literatura científica acerca do “como fazê-lo”. Um roteiro sistematizado por docentes e preceptores, no cenário de urgência e emergência em pediatria, foi proposto, visando explorar essa ferramenta e ampliar as possibilidades de planejamento para a prática. Esse roteiro objetiva estabelecer uma rotina no exercício da docência, como forma de auxiliar os discentes na aprendizagem contínua e significativa, e contribuir para a aquisição de habilidades e competências, com maior aproveitamento do momento da visita. A pesquisa mostrou que a discussão à beira do leito é eficaz se conduzida de forma sistematizada. Os resultados dos questionários aplicados aos discentes demonstraram que são utilizadas várias estratégias de aprendizagem as quais estimulam a busca ativa do conhecimento, incentivam o uso do aprendido, de maneira a favorecer a aplicação desse conhecimento na prática. As respostas aos questionários também trouxeram à tona importantes informações acerca do estágio, ao permitirem reflexões e propostas de mudanças direcionadas, e admitirem sua utilização como instrumento de avaliação no internato. Considerando a relevância que a discussão de casos à beira do leito tem na formação médica, foi construído e implantado instrumento para avaliação do Internato em Pediatria, utilizando a visita à beira do leito. Promover sua sistematização mostrou-se efetivo para o processo de ensino-aprendizagem no presente estudo. O aperfeiçoamento dessa estratégia de ensino, por meio da utilização de recursos que exploram a riqueza de um caso clínico real, amplia o olhar do discente para além do saber teórico e permite sua reflexão acerca da prática clínica, da ética profissional, do respeito às diferentes culturas e saberes populares.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent392pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Título: dc.titleDISCUSSÃO DE CASOS À BEIRA DO LEITO: UMA AVALIAÇÃO NO INTERNATO DO CURSO DE MEDICINApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO ENSINO NA SAÚDEpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRODUTOSpt_BR
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