SEQUÊNCIA DIDÁTICA: SIGA A ROSA! ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO POR MEIO DE COORDENADAS GEOGRÁFICAS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Goiano - campus Morrinhospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Roberta da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Emmanuela Ferreira de-
Autor(es): dc.contributor.authorFelicio, Cinthia Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-11-10T13:53:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-11-10T13:53:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional_SequênciaDidáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/583178-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional está vinculado ao projeto de pesquisa “Práticas Integradoras no Ensino de Geografia: uma proposta mediada pelo uso de tecnologias no Ensino Médio Integrado”, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Goiano – campus Morrinhos, na linha de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O mundo globalizado tem apresentado demandas cada vez mais complexas em relação à formação humana integral. Sendo assim, é necessário que as escolas se adequem a essa realidade realizando ações para que os conteúdos sejam trabalhados de forma contextualizada. A efetivação dessa proposta demanda que se desenvolva projetos ou práticas integradoras com o intuito de romper a fragmentação do currículo, propiciando aos alunos uma visão mais ampla e global dos conhecimentos de modo a desenvolverem o pensamento complexo e compreenderem os fatos e acontecimentos que os cercam. Desta forma, propõe-se como produto educacional uma Sequência Didática (S.D.) interdisciplinar para ensinar o conteúdo de coordenadas geográficas, envolvendo as disciplinas de Geografia, Matemática e Tópicos de Informática I. Para que a aplicação do produto se torne mais eficaz e atrativa para os discentes, serão utilizados algumas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), como vídeos, slides, jogos e uso de aplicativos. O referido material está estruturado da seguinte forma: apresentação, introdução, justificativa, objetivos e a etapa de desenvolvimento onde é apresentado o passo a passo de cada aula a ser ministrada. Essa sequência de ações pode contribuir significativamente para os docentes que queiram trabalhar o conteúdo de coordenadas geográficas dentro de uma perspectiva interdisciplinar. O Produto Educacional e a dissertação foram aprovados por banca examinadora composta de dois docentes do Instituto Federal Goiano.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.736 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfEPTpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectCoordenadas geográficaspt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA: SIGA A ROSA! ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO POR MEIO DE COORDENADAS GEOGRÁFICASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineGeografia; Matemática; Tópicos Especiais Ipt_BR
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