Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | de Araúdo, Paola E. | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Menin, Olavo H. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-11-10T12:49:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-11-10T12:49:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | ProdutoEducacionalAraujoMenin.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/583176 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidas por artrópodes hematófagos durante o repasto sanguíneo. Doenças como dengue, febre amarela, zika e chikungunya são arboviroses que possuem em comum o mesmo vetor - o mosquito Aedes aegypti - e são consideradas um grande problema de saúde pública no mundo, podendo discutido dentro do escopo de temas sociocientíficos. Apesar de haver investimentos do governo em campanhas de combate ao vetor, estas acabam se tornando ineficientes por não sensibilizarem adequadamente a população. O objetivo geral da pesquisa foi elaborar, acompanhar e analisar os efeitos de uma sequência didática possuindo como princípio pedagógico a pesquisa. Tal pesquisa foi aplicada aos alunos do 4o ano do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio – Química do Instituto Federal de São Paulo, Câmpus Sertãozinho, com o intuito de contribuir para a sensibilização, a cidadania e prática social deste aluno, além de contribuir para a sua criticidade e formação integral. Os dados coletados foram trabalhados quanti-qualitativamente e as análises dos resultados constataram que a proposta da sequência didática foi significativa tornando esse produto educacional um instrumento importante para permitir o contato do aluno com o tema desenvolvido, da teoria com a prática e contribuir, deste modo, para a sua criticidade, interação com sua comunidade e participação social, podendo ser utilizado por diferentes disciplinas que buscam contribuir para a formação integral dos alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 397,6 kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfEPT | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação omnilateral | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Politecnia | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência didática como instrumento para a sensibilização sobre as arboviroses aspirando à consciência crítica na formação integral | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ProdutoEducacionalAraujoMenin.pdf | 388.31 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/583176/2/ProdutoEducacionalAraujoMenin.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons