Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Damião, Marcelo S. | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Menin, Olavo H. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-11-10T12:39:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-11-10T12:39:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | ProdutoEducacionalDamiaoMenin | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/583175 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Atualmente, o mundo do trabalho necessita de profissionais que, além das capacidades tecnológicas e científicas, tenham também domínio em comunicação, cultura, moral e envolvimento social, isto é, ter formação politécnica. É notório que, ao ingressar no Ensino Médio Integrado, os alunos matriculados na disciplina de Desenho Técnico apresentem dificuldades na interpretação de vistas ortogonais, principalmente devido à pouca habilidade de visualização espacial desenvolvida no ensino fundamental, podendo prejudicá-lo em sua formação politécnica plena. Esta pesquisa tem o objetivo de contribuir com a formação politécnica do estudante, um dos pilares da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), aprimorando sua habilidade para desenhar e interpretar desenhos técnicos. Para isso, desenvolveu-se um Produto Educacional constituído por uma sequência didática sobre as vistas ortogonais, que envolve a manipulação de massa de modelar combinada com o uso de softwares de desenho técnico. Para avaliar o produto, a sequência foi aplicada na disciplina de Desenho Assistido por Computador (DAC) do curso de Mecatrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus Avaré. Os dados foram coletados por meios de questionários e das atividades desenvolvidas pelos estudantes e trabalhados quanti-qualitativamente à luz das teorias cognitivas de ensino-aprendizagem, em consonância com o intenso uso de habilidades cognitivas complexas exigidas no desenho técnico. Por fim, a análise dos resultados constatou a relevância da sequência didática, pois fortaleceu, por exemplo: autonomia, autoconfiança, criatividade, a crítica e a compreensão da importância do desenho técnico mecânico tanto para sua vida profissional com pessoal. Assim, nossa proposta de Produto Educacional é viável para o Ensino Médio Integrado, não somente para a aprendizagem das vistas ortogonais no desenho técnico mecânico, como também contribuir para a formação politécnica do aluno. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 596,8 kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfEPT | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação omnilateral | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Politecnia | pt_BR |
Título: dc.title | Desenho Técnico Mecânico: Utilização da Massa de Modelar na Aprendizagem das Vistas Ortogonais Visando à Formação Politécnica no Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ProdutoEducacionalDamiaoMenin.pdf | 582.8 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/583175/2/ProdutoEducacionalDamiaoMenin.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons