ABORDAGEM DO SABER HISTÓRICO ESCOLAR NO PIBID: DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE ENSINO PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DA NOÇÃO DE PATRIMÔNIO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMARTINS, Francisco Wbirajara Lopes,-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-11-10T15:03:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-11-10T15:03:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherABORDAGEM DO SABER HISTÓRICO ESCOLAR NO PIBID: DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE ENSINO PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DA NOÇÃO DE PATRIMÔNIO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL IIpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/583159-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho busca refletir acerca do saber histórico escolar a partir das atividades aplicadas pela equipe do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (Pibid-História) que objetivava ampliar as noções de patrimônio dos estudantes nas minhas aulas de História no ensino fundamental II do Colégio Estadual Seminário São José, Caetité-BA. Com este objetivo, a equipe do Pibid, composta por quatro estudantes universitários e eu, professor supervisor, elaborou e aplicou um projeto sobre educação patrimonial no ano de 2015, com estudantes do 7ª ano. Estas atividades aplicadas no ensino de História possibilitaram novas narrativas sobre o patrimônio local e uma reflexão mais profícua sobre o saber Histórico escolar na perspectiva da educação patrimonial. Este estudo utiliza a narrativa como método procedimental de pesquisa e dessa forma narra minhas experiências neste processo de construção do projeto, passando pelas negociações, tensões, possibilidades, desafios e narrativas construídas ao longo do percurso buscando compreender a questão central dessa pesquisa: como as práticas de ensino desenvolvidas pelo Pibid História problematizaram as noções de patrimônio dos estudantes do ensino fundamental II? Utiliza relatórios semestrais e interno dos bolsistas de iniciação à docência e narrativas escritas e visuais dos estudantes da educação básica sobre as atividades de patrimônio aplicadas nas aulas de História. Esta investigação compartilha minha experiência por meio da dimensão propositiva, através da criação de um site interativo que possa auxiliar professores da educação básica no ensino de História. Os resultados dessa investigação podem servir para fomentar o debate acerca dos saberes mobilizados no ensino de História por meio das abordagens adotadas e aplicadas pelo Pibid sobre educação patrimonial.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Saber histórico escolar; Educação patrimonial; Narrativas; Pibid.pt_BR
Título: dc.titleABORDAGEM DO SABER HISTÓRICO ESCOLAR NO PIBID: DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE ENSINO PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DA NOÇÃO DE PATRIMÔNIO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL IIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons