Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MARTINS, Francisco Wbirajara Lopes, | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-11-10T15:03:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-11-10T15:03:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | ABORDAGEM DO SABER HISTÓRICO ESCOLAR NO PIBID: DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE ENSINO PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DA NOÇÃO DE PATRIMÔNIO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/583159 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho busca refletir acerca do saber histórico escolar a partir das atividades aplicadas pela equipe do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (Pibid-História) que objetivava ampliar as noções de patrimônio dos estudantes nas minhas aulas de História no ensino fundamental II do Colégio Estadual Seminário São José, Caetité-BA. Com este objetivo, a equipe do Pibid, composta por quatro estudantes universitários e eu, professor supervisor, elaborou e aplicou um projeto sobre educação patrimonial no ano de 2015, com estudantes do 7ª ano. Estas atividades aplicadas no ensino de História possibilitaram novas narrativas sobre o patrimônio local e uma reflexão mais profícua sobre o saber Histórico escolar na perspectiva da educação patrimonial. Este estudo utiliza a narrativa como método procedimental de pesquisa e dessa forma narra minhas experiências neste processo de construção do projeto, passando pelas negociações, tensões, possibilidades, desafios e narrativas construídas ao longo do percurso buscando compreender a questão central dessa pesquisa: como as práticas de ensino desenvolvidas pelo Pibid História problematizaram as noções de patrimônio dos estudantes do ensino fundamental II? Utiliza relatórios semestrais e interno dos bolsistas de iniciação à docência e narrativas escritas e visuais dos estudantes da educação básica sobre as atividades de patrimônio aplicadas nas aulas de História. Esta investigação compartilha minha experiência por meio da dimensão propositiva, através da criação de um site interativo que possa auxiliar professores da educação básica no ensino de História. Os resultados dessa investigação podem servir para fomentar o debate acerca dos saberes mobilizados no ensino de História por meio das abordagens adotadas e aplicadas pelo Pibid sobre educação patrimonial. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Saber histórico escolar; Educação patrimonial; Narrativas; Pibid. | pt_BR |
Título: dc.title | ABORDAGEM DO SABER HISTÓRICO ESCOLAR NO PIBID: DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE ENSINO PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DA NOÇÃO DE PATRIMÔNIO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Bira - Pronta.pdf | 2,48 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/583159/2/Dissertação Bira - Pronta.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons