O Gênero Relato Pessoal: Proposta para o Ensino na Perspectiva da EJA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiás-
Autor(es): dc.contributor.authorDanilo Antonio da Silva Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorElisandra Filleti Moura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-11-05T23:26:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-11-05T23:26:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://astrilhasdosaber.webnode.com-
identificador: dc.identifier.otherAs Trilhas do Saber-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/583023-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional em forma de Website apresenta, por meio de sequência didática (SD), os resultados de uma pesquisa-ação aplicada ao ensino médio na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos (EJA), desenvolvido durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG. Com o produto e a dissertação “A Importância da Formação Linguística na Prática do Professor de Língua Portuguesa: Contribuições e Desafios do Ensino de Jovens e Adultos – EJA”, descrevo, analiso e compartilho as experiências, ao usar a estratégia da SD a elaboração do gênero discursivo e textual - Relato Pessoal, como instrumento de ensino para as aulas de Língua Portuguesa. As abordagens para o desenvolvimento das aulas foram inspiradas, principalmente, nos estudos apresentados por Bakhtin (2000, 2010), Rojo (2001, 2006), MARCUSCHI (2007), Fontenele e Neto (2018), Araújo (2013), Costa-Hübes (2009), e Dolz; Noverraz; Schneuwly, (2004, 2011). A coleta de dados ocorreu por meio da observação dos sujeitos participantes, das descrições e reflexões feitas no Diário de Bordo, das produções – os relatos – escritas dos alunos em relação às atividades aplicadas e recolhidas durante a ação/intervenção pedagógica, e de áudios gravados de todas as aulas, no decorrer da presente dissertação. Para a ação/intervenção pedagógica, foi desenvolvida 4 fases, abordando os seguintes conceitos: produção dos questionários iniciais, apresentação da situação, discussão sobre o gênero, leitura e análise linguística, e produção textual final. Todo esse processo pedagógico, contribuiu para a formação e preparação para o exercício à cidadania dos sujeitos da EJA.-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeSite-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino.  -
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didática-
Palavras-chave: dc.subjectGênero Discursivo e Textual.-
Título: dc.titleO Gênero Relato Pessoal: Proposta para o Ensino na Perspectiva da EJA-
Tipo de arquivo: dc.typeportal-
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino da Educação Básica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLíngua Portuguesa-
Vinculação:: dc.uab.SNuab-
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.