
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | MADEIRA, Fabiana Ferreira Braga | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | MEIRELES, Rosana Maria do Prado Luz | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | CRUZ, Osilene Maria de Sá e Silva da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-11-05T14:31:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-11-05T14:31:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-03 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://pandorarte.wixsite.com/prof-fabiana-braga | - |
| identificador: dc.identifier.other | cadernopedagogicofabianamadeira | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582983 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Pensando no trabalho diário de Professores de Língua Portuguesa que trabalham com alunos surdos e na carência de materiais didáticos bilíngues e inclusivos disponíveis foi produzido o caderno pedagógico. O material tem a intenção de ser um alicerce para os docentes por oferecer referências concretas para o sucesso das atividades em sala de aula. As atividades em questão foram testadas em campo de pesquisa, analisadas e modificadas. A proposta de ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos está centrada nos gêneros textuais e no letramento visual quando utilizamos a gramática aplicada ao texto, as imagens e os vídeos em Libras como estratégias para aprendizagem, que conta com planos de atividades e sugestões didáticas seguidas pelas propostas de exercícios. Ao final do caderno a disponibilizado os textos de forma imagética e o link para o acesso ao site onde o material está disponibilizado em Língua Brasileira de Sinais. | - |
| Tamanho: dc.format.extent | 30.1 MB | - |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Língua Portuguesa para surdos, Educação bilíngue, Inclusão | - |
| Título: dc.title | Caderno Pedagógico bilíngue: Língua Portuguesa como L2 para surdos. O Letramento visual e os gêneros textuais | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Curso: dc.subject.course | Curso de Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão | - |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Defesa de Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons