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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Acre | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Dias, Vanessa Lima | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ghidini, André Ricardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-11-04T21:15:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-11-04T21:15:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/drive/folders/176V0lzdMih2JJWvcDul7a4M6foad9Jpn?usp=sharing | - |
identificador: dc.identifier.other | CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DO ENEM: UMA ANÁLISE DAS ESTRUTURAS DOS ITENS DE QUÍMICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582964 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, se consolidou como a mais ampla forma de avaliação da educação básica no Brasil, constituindo desde 2009 o maior processo seletivo para inúmeras universidades no país. Visando compreender como as orientações dos documentos oficiais que norteiam tanto a organização do Ensino Médio quanto do próprio ENEM, a problemática dessa pesquisa consiste em analisar como vem se apresentando a abordagem interdisciplinar e contextualizada – foco principal dos documentos norteadores da educação – nos itens de Química presentes no exame no período de 2009 a 2018. Onde através de uma pesquisa qualitativa com base documental, notou-se um expressivo aumento na quantidade de itens de contexto puramente químico, e consequentemente, um decréscimo dos itens contextualizados com temas próximos ao cotidiano dos alunos, como meio ambiente, saúde e geração de energia. Tal conclusão fica clara ao compararmos, por exemplo, as edições do exame do ano de 2009, onde dos 18 itens que envolviam algum tipo de conhecimento químico para a devida resolução, 15 foram apresentados de forma contextualizada independentemente do tema do contexto abordado em um comparativo com a edição de 2018, onde dos 16 itens que apresentavam algum tipo de conhecimento químico para a devida resolução, apenas 3 foram apresentados de forma contextualizada. Além disso, apenas 20% dos itens se apresentam de forma interdisciplinar, o que denota que as boas propostas educacionais ainda apresentam dificuldades reais de saírem do papel. Apesar disso, dentre as conclusões mais relevantes do presente trabalho, fica-se com a possibilidade de que o professor possa ensinar da melhor forma possível através de um planejamento pedagógico constantemente trabalhado e atualizado a fim de englobar as boas práticas educacionais – de fato – no processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 74 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ENEM | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Química | pt_BR |
Título: dc.title | CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DO ENEM: UMA ANÁLISE DAS ESTRUTURAS DOS ITENS DE QUÍMICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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