Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Virtual do Estado de São Paulo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Xavier, Abner Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Andrade, Andréa Cristina do Amaral | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Juliana de Oliveira Magalhães | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Rogério Rodrigues dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Custódio, Valéria Cristina Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Leite, William Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-10-28T05:08:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-10-28T05:08:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/file/d/1apPzJNXzzftKJkrudYgRdYuO8PykFqO_/view?usp=sharing | - |
identificador: dc.identifier.other | Proposta Brincar na Alfabetização para Consolidação do Conhecimento | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582823 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho reflete a importância da aplicação de brincadeiras diversas nos processos de aprendizagem dos educandos, especialmente na educação infantil e nos primeiros três anos do ensino fundamental de nove anos. Para isso fez-se uso de informações sobre a unidade escolar encontradas no site da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos e do envio de um questionário a um docente da escola pública escolhida com o objetivo de verificar se a brincadeira proposta maximizará o avanço dos educandos de sua fase pré-silábica para a silábica alfabética ao promover um aprendizado mais lúdico e prazeroso, haja vista esta proposta ter como seu público alvo o atendimento ao primeiro ano do ensino fundamental de nove anos. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida por meio da metodologia pesquisa-ação, onde, através da releitura de uma cantiga popular foi possível desenvolver uma atividade que envolveu o uso do alfabeto, dos números e da musicalidade, estimulando-se de forma simples a grafia e a fonética, e ao mesmo tempo, despertando no educando o interesse pela escrita através de situações cotidianas que lhe são familiares. Devido à atual situação de saúde pública mundial, ao atravessar a pandemia de Corona Vírus Disease 2019 (COVID-19), o presente trabalho não pode ser aplicado in loco, entretanto, o projeto foi apresentado à docente da instituição escolhida que afirmou ser plenamente possível e aplicável a sua turma, concluindo que se trata de uma proposta de atividade eficaz e passível de resultados positivos, especialmente pelo seu caráter lúdico e pelo resgate cultural promovido pelas cantigas. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 976 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização, Aprendizagem, Cultura Popular, Ensino Fundamental, Matemática | - |
Título: dc.title | Proposta Brincar na Alfabetização para Consolidação do Conhecimento | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Pedagogia | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Alfabetização | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Proposta Brincar na Alfabetização Consolidação do conhecimento.pdf | Proposta Brincar na Alfabetização Consolidação do conheciment | 1.05 MB | /bitstream/capes/582823/2/Proposta Brincar na Alfabetização Consolidação do conhecimento.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons