Proposta Brincar na Alfabetização para Consolidação do Conhecimento

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Virtual do Estado de São Paulo-
Autor(es): dc.contributor.authorXavier, Abner Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorAndrade, Andréa Cristina do Amaral-
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Juliana de Oliveira Magalhães-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Rogério Rodrigues dos-
Autor(es): dc.contributor.authorCustódio, Valéria Cristina Ribeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorLeite, William Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-28T05:08:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-28T05:08:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/file/d/1apPzJNXzzftKJkrudYgRdYuO8PykFqO_/view?usp=sharing-
identificador: dc.identifier.otherProposta Brincar na Alfabetização para Consolidação do Conhecimento-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582823-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho reflete a importância da aplicação de brincadeiras diversas nos processos de aprendizagem dos educandos, especialmente na educação infantil e nos primeiros três anos do ensino fundamental de nove anos. Para isso fez-se uso de informações sobre a unidade escolar encontradas no site da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos e do envio de um questionário a um docente da escola pública escolhida com o objetivo de verificar se a brincadeira proposta maximizará o avanço dos educandos de sua fase pré-silábica para a silábica alfabética ao promover um aprendizado mais lúdico e prazeroso, haja vista esta proposta ter como seu público alvo o atendimento ao primeiro ano do ensino fundamental de nove anos. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida por meio da metodologia pesquisa-ação, onde, através da releitura de uma cantiga popular foi possível desenvolver uma atividade que envolveu o uso do alfabeto, dos números e da musicalidade, estimulando-se de forma simples a grafia e a fonética, e ao mesmo tempo, despertando no educando o interesse pela escrita através de situações cotidianas que lhe são familiares. Devido à atual situação de saúde pública mundial, ao atravessar a pandemia de Corona Vírus Disease 2019 (COVID-19), o presente trabalho não pode ser aplicado in loco, entretanto, o projeto foi apresentado à docente da instituição escolhida que afirmou ser plenamente possível e aplicável a sua turma, concluindo que se trata de uma proposta de atividade eficaz e passível de resultados positivos, especialmente pelo seu caráter lúdico e pelo resgate cultural promovido pelas cantigas.-
Tamanho: dc.format.extent976 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização, Aprendizagem, Cultura Popular, Ensino Fundamental, Matemática-
Título: dc.titleProposta Brincar na Alfabetização para Consolidação do Conhecimento-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Pedagogia-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineAlfabetização-
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