Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | CEPAE - UFG (centro de Estudo e Pesquisa Aplicada a Educação da Universidade Federal de Goiás)) | - |
Autor(es): dc.contributor.author | castro, Meire Luiza de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-10-23T20:44:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-10-23T20:44:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | MANUAL DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA IDENTIFICAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS DE ALTO POTENCIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582643 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Manual foi elaborado ao longo da pesquisa “A SUPERDOTAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA SOB A PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL” desenvolvida pela professora pesquisadora Meire Luiza de Castro, sob orientação do Prof. Dr. Wanderley Alves dos Santos, durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica na Universidade Federal de Goiás (UFG). Em observações desenvolvidas no Departamento de Educação Infantil (DEI) do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da UFG durante a pesquisa-ação, percebeu-se, que os professores da Educação Infantil têm pouca vivência da temática das crianças com alto potencial, ou com indicadores de altas habilidades/superdotação (AH/SD). Uma vez que essas crianças são parte do público-alvo da Educação Especial, foi realizado um minicurso e elaborou-se esse manual de capacitação a professores para reconhecer e acompanhar as crianças com AH/SD na Educação Infantil. O objetivo desse manual é capacitar os professores no reconhecimento dos indicadores de AH/SD, das necessidades educacionais específicas e das possibilidades de atendimento educacional especializado e, assim, contribuir para a formação continuada de professores. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2.083 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Altas Habilidades/Superdotação; Manual; Formação continuada de professores; | - |
Título: dc.title | MANUAL DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA IDENTIFICAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS DE ALTO POTENCIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básico | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação e Produto Educacional para Conclusão de Mestrado | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Manual Altas Habilidades Educação Infantil.pdf | 8,95 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/582643/4/Manual Altas Habilidades Educação Infantil.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons