Caderno de Atividades Pedagógicas de Educação Estética no Ensino Médio Integrado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Pernambuco-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Ana Cláudia Tabosa Mendes de-
Autor(es): dc.contributor.authorGuimarães, Edilene Rocha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-23T09:56:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-23T09:56:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherCaderno de Educação Estética nas Práticas Curriculares no Ensino Médio Integrado-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582603-
Resumo: dc.description.abstractDiante do contexto histórico da educação brasileira, marcada por métodos tradicionais de ensino que visam preparar os estudantes para atender as demandas do mercado de trabalho, observamos por meio de nossa experiência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que a educação tem sido direcionada ao preparo de mão de obra operacional, isto quer dizer que a instrumentalização da educação ainda está presente nos espaços educacionais. Com o propósito de lançar uma proposta que contribua com a mudança deste cenário, este produto educacional em forma de caderno de atividades pedagógicas tem como objetivo contribuir com o trabalho dos docentes no sentido de estimular a educação estética nos discentes, por meio de práticas curriculares que estimulam a capacidade imaginativa, a criatividade, a capacidade de refletir, a curiosidade pela arte, a atenção às práticas sociais, a capacidade de assumir responsabilidades, a tomada de decisão, a vontade de melhorar os aspectos físicos do meio ambiente, o gosto pela fotografia e o relacionamento interpessoal. Este produto educacional é resultado da pesquisa de dissertação de mestrado com o título Educação Estética nas Práticas Curriculares do Ensino Médio Integrado, vinculada ao Mestrado Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo Instituto Federal de Pernambuco - Campus Olinda. Entendemos que a educação estética tem como propósito desenvolver nos educandos a sensibilidade diante da vida, de tudo que a compõe e que interfere em sua qualidade. Nas palavras de Duarte Junior (1988, p.117) a dimensão estética na educação «pretende dizer respeito ao desenvolvimento da capacidade crítica e criadora do homem». Com isso, buscamos entender qual seria uma das melhores maneiras de educar esteticamente e, em nossos achados, compreendemos que a Arte pode assumir o sentido de ser libertadora em um mundo cuja racionalidade inibe os sentidos humanos. Neste estudo, elegemos a fotografia, enquanto linguagem das Artes Visuais, devido ao fato de ter se tornado uma prática cotidiana propiciada pela tecnologia. Levamos em consideração, também, que os estudantes interagem com imagens fotográficas diariamente e que aprender as especificidades da linguagem fotográfica torna-se uma necessidade para o desenvolvimento de valores sociais, da linguagem e para impulsionar a transformação social. Além disso, a fotografia pode dialogar com vários campos do saber, não sendo restrita ao componente curricular Artes. O Caderno de atividades pedagógicas de educação estética no Ensino Médio Integrado está dividido em 05 encontros presenciais com os estudantes, juntamente com atividades complementares que envolvem tomadas fotográficas, pesquisas, registro de narrativas em portfólio, interação com ambientes socioambientais, diálogo entre os pares, entre outros. No Apêndice, elaboramos um Glossário com a finalidade de conceituar a Figura 1 - Concepção de educação estética (ver página 14) e facilitar a compreensão da concepção de educação estética que estamos trabalhando. Desejamos que este produto educacional seja uma fonte de inspiração e que a partir dele, várias outras práticas educativas surjam para que fortaleça o raciovitalismo na sociedade brasileira, ou seja, a racionalidade unida com a sensibilidade (MAFFESOLI, 1998).-
Tamanho: dc.format.extent7,11 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectCaderno de atividades-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Estética-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia-
Título: dc.titleCaderno de Atividades Pedagógicas de Educação Estética no Ensino Médio Integrado-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseEnsino Médio Integrado-
Aparece nas coleções:Livros digitais