ENSINO DE HISTÓRIA E AS NARRATIVAS DE MEMÓRIAS SOBRE A REOCUPAÇÃO DE RONDÔNIA: PROJETO DE COLONIZAÇÃO PAULO DE ASSIS RIBEIRO (1974-1984)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Mato Grosso - Unematpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorANDRÉ LUÍS MONTEIRO FERREIRA LOPES, ANDRÉ LUÍS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-23T00:04:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-23T00:04:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Mestradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582586-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação está alinhada com o Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA – vinculado à Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Cáceres. A pesquisa tem por objetivo analisar o processo de reocupação do Território Federal de Rondônia no contexto da Ditadura Civil-Militar, em especial o Projeto Integrado de Colonização (PIC) Paulo de Assis Ribeiro (PAR), projeto este que deu origem à reocupação da Região de Colorado do Oeste e cidades vizinhas, para entender e explicar as razões oficiais da reocupação, bem como as motivações das pessoas que se deslocaram em grande número do Centro-Sul do Brasil para o Sul de Rondônia. E ainda, como objetivo introduzir a história local de Colorado do Oeste construída a partir dessa pesquisa no ensino de história do Sul de Rondônia. Como um projeto de colonização oficial, na reocupação do sul de Rondônia, entre as décadas de 1970 e 1980 está também o registro de uma migração intensa oriunda de vários estados brasileiros que modifica a densidade demográfica da região. Por meio dessa pesquisa foi possível produzir uma narrativa histórica para dar visibilidade às peculiaridades que as memórias sobre esse lugar possam nos trazer e contribuir para a construção da história local dessa região, trazendo à tona a participação dessas pessoas na construção desse lugar e os colocando como sujeitos nesse enredo. Contribuindo com o ensino de história, temos como parte desta dissertação a produção de um material pedagógico que se materializa por meio de uma proposta de Unidade Temática Investigativa. Dessa forma o produto pedagógico servirá como ferramenta para auxiliar os professores de história a abordarem a história local de Colorado do Oeste vinculada a história do PIC PAR.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,9 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; Ensino de História; História Local; Rondônia.pt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA E AS NARRATIVAS DE MEMÓRIAS SOBRE A REOCUPAÇÃO DE RONDÔNIA: PROJETO DE COLONIZAÇÃO PAULO DE ASSIS RIBEIRO (1974-1984)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons