O USO DE JORNAIS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA: ALTA FLORESTA (1976-1982)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorROCHA BALANI, RICARDO-
Autor(es): dc.contributor.authorUNEMAT, Universidade do Estado de Mato Grosso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-22T23:00:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-22T23:00:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Mestrado-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582584-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação propõe uma reflexão sobre o uso de jornal como recurso didático no ensino 1 de história local na educação básica . O objetivo geral é pensar o ensino de história por meio do uso das reportagens jornalísticas que abordem as narrativas sobre a colonização de Alta Floresta (1976-1982) no intuito de propiciar a reflexão e a criticidade em torno das informações, construindo laços entre o conhecimento da sociedade (saber cotidiano oriundo da experiência) e o saber escolar. Para a concretização desta ação é realizada a análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM, 2006), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), de reportagens jornalísticas sobre a colonização de Alta Floresta no período em estudo de modo a evidenciar a contextualização sobre a reocupação territorial dos “espaços vazios” no norte de Mato Grosso (observando as ações do governo de Getúlio Vargas e da ditadura militar que se implantou pós 1964) e a relação entre os saberes cotidianos, o ensino de história e o ensino de história local. Por fim, aos professores de história da educação básica é proposta uma sequência didática que oferece um plano de aula e um roteiro contendo orientações para se trabalhar o ensino de história com o uso de jornal como recurso didático.-
Tamanho: dc.format.extent1,9 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectProfHistória. Ensino de história. Recurso didático.-
Título: dc.titleO USO DE JORNAIS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA: ALTA FLORESTA (1976-1982)-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em História-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistória-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons