Estéticas Tecnológicas e Práticas Pedagógicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, Aliana F. Camargo-
Autor(es): dc.contributor.authorALONSO, Kátia Morosov-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-22T20:25:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-22T20:25:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-15-
identificador: dc.identifier.otherEstéticas Tecnológicas e práticas pedagógicaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582567-
Resumo: dc.description.abstractNeste material, você estudará a disciplina Estéticas Tecnológicas e Práticas Pedagógicas, que tem como objetivo compreender a relação entre estética e meios técnicos, tendo em conta que as tecnologias midiáticas instauram uma estética de fluxo que impacta entendimentos sobre arte, produção e o cotidiano escolar. Como professores e nos fazendo pelo caminho do educar como cientistas da educação, a necessidade de uma práxis alinhada às novas tecnologias torna-se realidade em nosso tempo. Por isso, o aperfeiçoamento e a busca pela pesquisa no processo pedagógico parece salutar, no intento de nos aproximar da pedagogia de caráter libertador, como já nos alertou Paulo Freire. Na complexidade de nosso tempo, é preciso pensar as estruturas sociais e como nos enredamos nesta teia de significados. Nesse contexto, este fascículo está dividido em três unidades fundamentais para a nossa reflexão sobre o tema da disciplina. Na primeira parte, Unidade I – Cultura Digital, você fará uma incursão no conceito geral de cultura para depois pensar na cultura digital, relacionando este conceito em diferentes âmbitos da vida: consumo, produção, circulação da informação, a importância da autocomunicação para as relações e como as psicotecnologias influenciam a vida. Na Unidade II – A estética no século XXI: novos modos de viver e sentir, você é convidado(a) a pensar em como a cultura do sentir cimenta as relações na atualidade e o eco que isso provoca no campo da educação. Por fim, a Unidade III – As TIC na Educação, você compreenderá que as TIC, como uma das dimensões da Cultura Digital, estão imbricadas no processo educativo e nas práticas pedagógicas. Esperamos que este material desperte a curiosidade em seu processo educativo, visto que o “exercício da curiosidade convoca a imaginação, a intuição, as emoções, a capacidade de conjecturar, de comparar, na busca da perfilização do objeto ou do achado de sua razão de ser” (FREIRE, 1996, p. 34). Por fim, salientamos que os professores e tutores estarão dispostos a contribuir na ampliação dos estudos, reflexões, potencializando discussões e esclarecendo dúvidas, visando dar o suporte necessário para a eficaz formação profissional de vocês. Desejamos bons estudos!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.567kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEstéticas Tecnológicas; Práticas pedagógicas; Cultura Digitalpt_BR
Título: dc.titleEstéticas Tecnológicas e Práticas Pedagógicaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseTecnologia Educacional.pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEstéticas tecnológicas e práticas pedagógicaspt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons