Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, Aliana F. Camargo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALONSO, Kátia Morosov | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-10-22T20:25:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-10-22T20:25:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Estéticas Tecnológicas e práticas pedagógicas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582567 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste material, você estudará a disciplina Estéticas Tecnológicas e Práticas Pedagógicas, que tem como objetivo compreender a relação entre estética e meios técnicos, tendo em conta que as tecnologias midiáticas instauram uma estética de fluxo que impacta entendimentos sobre arte, produção e o cotidiano escolar. Como professores e nos fazendo pelo caminho do educar como cientistas da educação, a necessidade de uma práxis alinhada às novas tecnologias torna-se realidade em nosso tempo. Por isso, o aperfeiçoamento e a busca pela pesquisa no processo pedagógico parece salutar, no intento de nos aproximar da pedagogia de caráter libertador, como já nos alertou Paulo Freire. Na complexidade de nosso tempo, é preciso pensar as estruturas sociais e como nos enredamos nesta teia de significados. Nesse contexto, este fascículo está dividido em três unidades fundamentais para a nossa reflexão sobre o tema da disciplina. Na primeira parte, Unidade I – Cultura Digital, você fará uma incursão no conceito geral de cultura para depois pensar na cultura digital, relacionando este conceito em diferentes âmbitos da vida: consumo, produção, circulação da informação, a importância da autocomunicação para as relações e como as psicotecnologias influenciam a vida. Na Unidade II – A estética no século XXI: novos modos de viver e sentir, você é convidado(a) a pensar em como a cultura do sentir cimenta as relações na atualidade e o eco que isso provoca no campo da educação. Por fim, a Unidade III – As TIC na Educação, você compreenderá que as TIC, como uma das dimensões da Cultura Digital, estão imbricadas no processo educativo e nas práticas pedagógicas. Esperamos que este material desperte a curiosidade em seu processo educativo, visto que o “exercício da curiosidade convoca a imaginação, a intuição, as emoções, a capacidade de conjecturar, de comparar, na busca da perfilização do objeto ou do achado de sua razão de ser” (FREIRE, 1996, p. 34). Por fim, salientamos que os professores e tutores estarão dispostos a contribuir na ampliação dos estudos, reflexões, potencializando discussões e esclarecendo dúvidas, visando dar o suporte necessário para a eficaz formação profissional de vocês. Desejamos bons estudos! | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.567kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pdf. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Estéticas Tecnológicas; Práticas pedagógicas; Cultura Digital | pt_BR |
Título: dc.title | Estéticas Tecnológicas e Práticas Pedagógicas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Tecnologia Educacional. | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Estéticas tecnológicas e práticas pedagógicas | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
FASCÍCULO - Estéticas Tecnológicas e Práticas Pedagógicas v2.pdf | 2,57 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/582567/2/FASCÍCULO - Estéticas Tecnológicas e Práticas Pedagógicas v2.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons