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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat | - |
Autor(es): dc.contributor.author | DOS SANTOS MATOS, MARCO JOSÉ | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-10-22T23:31:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-10-22T23:31:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de Mestrado | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582529 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A aprovação da lei 11.645/2008 tornou obrigatório o ensino de história e cultura indígena no currículo da educação básica em todo país, colocando aos professores de história e gestores da educação o desafio de incorporar no processo educativo a diversidade étnica e cultural dos grupos indígenas. Entre os grupos excluídos da narrativa histórica ensinada nas escolas do estado de Mato Grosso, estão os Guató, um dos últimos povos de tradição canoeira do continente sul-americano. O objetivo desta pesquisa foi analisar como as representações do povo indígena Guató na obra Viagem Fluvial do Tietê ao Amazonas: 1825 a 1829, de autoria do artista e inventor francês Hercule Florence (1804-1879), podem constituir-se em fonte histórica e metodológica para o ensino de história indígena na educação básica. O artista registrou os Guató em textos e imagens na condição de segundo-desenhista da expedição Langsdorff, que percorreu a província de Mato Grosso entre os anos de 1826 e 1827. O presente estudo visa contribuir com o processo de implementação da lei 11.645/2008 a partir da produção de um livro paradidático destinado aos professores de história sobre o ensino de história indígena Guató na educação básica. A pesquisa adotou a perspectiva historiográfica denominada de História Cultural ou Nova História Cultural através do campo da História Indígena ou Nova História Indígena e seu ensino, que tem se caracterizado por recuperar o protagonismo dos povos indígenas na narrativa histórica nacional. Neste estudo concluímos que Florence registrou os povos indígenas de forma dicotômica e maniqueísta e representou o povo Guató a partir da perspectiva do “bom selvagem”. A sua obra apresenta informações importantes sobre o modo de vida dos Guató na primeira metade do século XIX, porém apresenta uma narrativa repleta de representações sociais que registraram o povo a partir de uma perspectiva marcada pela idealização e exotismo. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2,3 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória; Ensino de História Indígena; Guató. | - |
Título: dc.title | Os Guató segundo Hercule Florence: Historiografia e Ensino de História Indígena | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em História | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Marco Dissertação FINAL.pdf | 2.25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/582529/2/Marco Dissertação FINAL.pdfDownload | |
PRODUTO MARCO.pdf | 6.75 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/582529/3/PRODUTO MARCO.pdfDownload |
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