Fazendo arte com a matemática

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Autor(es): dc.contributorUFGpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Humberto Irineu Chaves-
Autor(es): dc.contributor.authorFaria, Elisabeth Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-21T23:53:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-21T23:53:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.livrosdigitais.org.br/livro/14408442HVUALXV-
identificador: dc.identifier.otherFazendo arte com a matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582483-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma proposta de utilização do software GrafEq para o ensino de equações e inequações. Normalmente encontram-se trabalhos para o ensino fundamental com mais facilidade que para o ensino médio, principalmente no que diz respeito à metodologia ou ao uso da própria tecnologia. Por este motivo, este trabalho discute a necessidade de o professor olhar para as especificidades do ensino para o aluno adolescente e também para seus interesses e suas motivações. A tecnologia, se usada corretamente, pode ser muito útil no ensino da matemática, pois esta é uma disciplina que atrai o interesse de poucas pessoas. Portanto, a aplicação da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem pode ser uma ferramenta importante para uma prática de ensino mais efetiva. Considerando o grande número de alunos adolescentes que apresentam dificuldades no aprendizado da matemática quando trabalhada por meio da metodologia tradicional, os objetivos deste estudo foram discutir teoricamente os elementos que podem favorecer o ensino da matemática; e ainda oferecer produtos educacionais, como instrumento, para que o professor possa tornar as aulas de matemática mais atrativas e produtivas por meio do contato com o software GrafEq e com sugestões de atividades com exemplos ilustrativos, levando, assim, a arte e a tecnologia à sala de aula. Baseados em Vigotski (2010), Marques e Oliveira (2016), Roehrs, Maftum e Zagonel (2010), Zanella (1994), Oliveira (2009), Almeida (2006), Otto (2016), Souza e Rousso (2011), fizemos uma pesquisa exploratória qualitativa, mediante uma investigação subjetiva da literatura, desenvolvemos uma proposta buscando valorizar o meio social e cultural desses adolescentes e sugerir ao professor um ensino matemático em que haja interação entre os jovens estudantes e as atividades promovidas. Para o desenvolvimento dos produtos, utilizando como recurso o software matemático GrafEq, foram estruturados um e-book e videoaulas no canal do YouTube com explicações matemáticas. Após um levantamento bibliográfico, percebemos uma determinada restrição quanto à quantidade de materiais que abordassem o software GrafEq, o que tornou a pesquisa um pouco mais árdua. Os materiais desenvolvidos foram disponibilizados a professores da área.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática. Software GrafEq. Ensino e Aprendizagem. Ensino Médio.  pt_BR
Título: dc.titleFazendo arte com a matemáticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMatemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemáticapt_BR
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