Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Wagner Teles dos, | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-10-22T11:27:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-10-22T11:27:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | OS JORNAIS COMO SUPORTE PEDAGÓGICO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FOLHA DO SUBÚRBIO E A PESQUISA EM SALA DE AULA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582466 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo apresentar reflexões pertinentes ao uso de jornais no Ensino de História e para isso, desenvolvemos uma pesquisa em sala de aula com o jornal Folha do Subúrbio – periódico local, produzido em Camaçari, cidade da Região Metropolitana de Salvador – tendo como recorte temporal os anos de 1963-1966, no contexto histórico referente ao período da ditadura civil/militar no Brasil. Conduzimos os discentes à pesquisa documental que permitiu o desenvolvimento de produção textual e o estímulo a uma visão problematizadora sobre o discurso jornalístico, além de buscarmos incentivar a educação científica no Ensino Básico. A partir da metodologia da Pesquisa-Ação esse trabalho visou responder algumas questões: como a utilização de jornais nas aulas de História pode contribuir para a efetivação da pesquisa e da educação científica no Ensino Médio? De que maneira a utilização de jornais em sala de aula pode estimular uma visão mais problematizadora dos alunos em relação ao discurso jornalístico? É possível que o uso de jornais em sala de aula torne o Ensino de História mais interessante e proveitoso para os estudantes? Diante desses questionamentos, levamos para a sala de aula um pouco do método científico de análise de documentos utilizado pelos historiadores em sua produção historiográfica, possibilitando que o aluno compreenda que a História não é escrita a partir da imaginação do historiador – confundida muitas vezes como obra ficcional – e é uma ciência humana com seus métodos de pesquisa próprios. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,20 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória; Ensino de História; Educação Científica; Ditadura Civil/Militar; Fontes; Folha do Subúrbio. | pt_BR |
Título: dc.title | OS JORNAIS COMO SUPORTE PEDAGÓGICO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FOLHA DO SUBÚRBIO E A PESQUISA EM SALA DE AULA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Final - Wagner Teles.pdf | 3,28 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/582466/2/Dissertação Final - Wagner Teles.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons