OS JORNAIS COMO SUPORTE PEDAGÓGICO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FOLHA DO SUBÚRBIO E A PESQUISA EM SALA DE AULA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Wagner Teles dos,-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-22T11:27:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-22T11:27:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherOS JORNAIS COMO SUPORTE PEDAGÓGICO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FOLHA DO SUBÚRBIO E A PESQUISA EM SALA DE AULApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582466-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo apresentar reflexões pertinentes ao uso de jornais no Ensino de História e para isso, desenvolvemos uma pesquisa em sala de aula com o jornal Folha do Subúrbio – periódico local, produzido em Camaçari, cidade da Região Metropolitana de Salvador – tendo como recorte temporal os anos de 1963-1966, no contexto histórico referente ao período da ditadura civil/militar no Brasil. Conduzimos os discentes à pesquisa documental que permitiu o desenvolvimento de produção textual e o estímulo a uma visão problematizadora sobre o discurso jornalístico, além de buscarmos incentivar a educação científica no Ensino Básico. A partir da metodologia da Pesquisa-Ação esse trabalho visou responder algumas questões: como a utilização de jornais nas aulas de História pode contribuir para a efetivação da pesquisa e da educação científica no Ensino Médio? De que maneira a utilização de jornais em sala de aula pode estimular uma visão mais problematizadora dos alunos em relação ao discurso jornalístico? É possível que o uso de jornais em sala de aula torne o Ensino de História mais interessante e proveitoso para os estudantes? Diante desses questionamentos, levamos para a sala de aula um pouco do método científico de análise de documentos utilizado pelos historiadores em sua produção historiográfica, possibilitando que o aluno compreenda que a História não é escrita a partir da imaginação do historiador – confundida muitas vezes como obra ficcional – e é uma ciência humana com seus métodos de pesquisa próprios.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,20 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistória; Ensino de História; Educação Científica; Ditadura Civil/Militar; Fontes; Folha do Subúrbio.pt_BR
Título: dc.titleOS JORNAIS COMO SUPORTE PEDAGÓGICO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FOLHA DO SUBÚRBIO E A PESQUISA EM SALA DE AULApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons