Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Spínola, Rogério de Mesquita | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-10-22T00:07:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-10-22T00:07:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Manual de Técnicas Pedagógicas para Educação em Saúde Bucal - Spínola e Araújo (2020) | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582465 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este manual é resultado da pesquisa e da intervenção do escritor relacionados a dissertação de mestrado intitulada “A construção de uma manual técnicas pedagógicas para educação em saúde bucal e a criação de um repositório de projetos educativos”, que foi baseada na experiência, no campo da educação em saúde bucal, de estudantes do curso técnico em saúde bucal da EMEPSP Prof. Makiguti da Prefeitura do Município de São Paulo, que realizaram 217 projetos educativos, envolvendo crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais, em escolas públicas, ONGs, abrigos, associações e instituições de longa permanência para idosos, dentre outras. Os temas abordados foram a prevenção dos agravos cárie dentária, periodontopatias, maloclusões, câncer bucal e a discussão da relação entre a dieta e as doenças bucais. Os resultados mostraram que a maioria dos projetos foram realizados em escolas públicas com crianças de 0 a 14 anos, e que os temas cárie dentária e relação dieta-doenças bucais foram os temas mais abordados. No que concerne às técnicas pedagógicas adotadas, a pesquisa revelou que o método lúdico foi o mais utilizado. Este manual coletou 47 técnicas pedagógicas que os estudantes utilizaram e as roteirizou, apontando seus objetivos e suas indicações, dentre outras características, com abordagem dentro da perspectiva da valorização das vivências e experiências dos sujeitos. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 6.683 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Promoção da saúde bucal. Educação em saúde bucal. Técnicas pedagógicas. Estratégias pedagógicas. Ação educativa. Manual, didática. | - |
Título: dc.title | Manual de técnicas pedagógicas para educação em saúde bucal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional Interunidades em Formações Interdisciplinar em Saúde (Faculdade de Odontologia, Faculdade de Saúde Pública, Escola de Enfermagem e Instituto de Psicologia | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons