Nos Passos de Arquimedes: O Uso da História da Matemática para Discutir Geometria Plana

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Júnio Cândido-
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Rafael José Alves do Rego-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-21T18:00:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-21T18:00:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-20-
identificador: dc.identifier.otherNos Passos de Arquimedes_O Uso da História no Ensino da Matemática para Discutir Geometria Plana Materialpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582374-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é, fazendo uso da história no ensino da matemática, discutir e demonstrar alguns conceitos e fórmulas da Geometria Plana e, neste processo, utilizando a possibilidade de relacionamentos com outras disciplinas, proporcionar a reflexão sobre a sociedade atual. O Uso da História no Ensino da Matemática é caracterizado pela preocupação com fins pedagógicos, usando fragmentos da História da Matemática e tendo como referência as atuais tendências das pesquisas em história da Matemática. A apresentação do Método Clássico de Arquimedes nos dará a oportunidade de trabalhar com a Geometria Plana, abordando alguns dos seus conceitos, mas com foco principal na discussão sobre a Quadratura do Círculo, o Número π e a Área do Círculo e o Comprimento da Circunferência. Mas, como tudo em Matemática e História está interligado, estudaremos um pouco do Teorema de Pitágoras, de Trigonometria, e sobre os povos da antiguidade que nos legaram todo este conhecimento. O trabalho está dividido em quatro capítulos, onde são trabalhados os conteúdos de geometria; em subseções intituladas Saiba Mais (curiosidades sobre personagens históricos e sobre a Matemática) e Um Pouco de História (onde conhecemos um pouco mais sobre povos antigos e sua relação com a Matemática). Temos ainda um glossário, onde alguns termos usados são esclarecidos. Para as professoras e professores temos alguns direcionamentos, pensados para ajudar a usar o material. Para chegarmos aos resultados propostos utilizaremos do Desenho Geométrico. Não é nada que requeira habilidades especiais de desenho. Esteja preparado para usar tanto os Instrumentos Euclidianos, ou seja, o compasso e a régua não graduada quanto a calculadora científica.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeometria Planapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCírculo e Circunferênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Título: dc.titleNos Passos de Arquimedes: O Uso da História da Matemática para Discutir Geometria Planapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons