Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Júnio Cândido | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Barros, Rafael José Alves do Rego | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-10-21T18:00:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-10-21T18:00:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Nos Passos de Arquimedes_O Uso da História no Ensino da Matemática para Discutir Geometria Plana Material | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582374 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é, fazendo uso da história no ensino da matemática, discutir e demonstrar alguns conceitos e fórmulas da Geometria Plana e, neste processo, utilizando a possibilidade de relacionamentos com outras disciplinas, proporcionar a reflexão sobre a sociedade atual. O Uso da História no Ensino da Matemática é caracterizado pela preocupação com fins pedagógicos, usando fragmentos da História da Matemática e tendo como referência as atuais tendências das pesquisas em história da Matemática. A apresentação do Método Clássico de Arquimedes nos dará a oportunidade de trabalhar com a Geometria Plana, abordando alguns dos seus conceitos, mas com foco principal na discussão sobre a Quadratura do Círculo, o Número π e a Área do Círculo e o Comprimento da Circunferência. Mas, como tudo em Matemática e História está interligado, estudaremos um pouco do Teorema de Pitágoras, de Trigonometria, e sobre os povos da antiguidade que nos legaram todo este conhecimento. O trabalho está dividido em quatro capítulos, onde são trabalhados os conteúdos de geometria; em subseções intituladas Saiba Mais (curiosidades sobre personagens históricos e sobre a Matemática) e Um Pouco de História (onde conhecemos um pouco mais sobre povos antigos e sua relação com a Matemática). Temos ainda um glossário, onde alguns termos usados são esclarecidos. Para as professoras e professores temos alguns direcionamentos, pensados para ajudar a usar o material. Para chegarmos aos resultados propostos utilizaremos do Desenho Geométrico. Não é nada que requeira habilidades especiais de desenho. Esteja preparado para usar tanto os Instrumentos Euclidianos, ou seja, o compasso e a régua não graduada quanto a calculadora científica. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | História da Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria Plana | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Círculo e Circunferência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Título: dc.title | Nos Passos de Arquimedes: O Uso da História da Matemática para Discutir Geometria Plana | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons