Ensino de sociologia em questão: 'o trabalho adoece?'

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDias, Wilian Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-21T12:47:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-21T12:47:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-31-
identificador: dc.identifier.otherWILIAN MARQUES DIAS - licenca-direito-autoral_tccpt_BR
identificador: dc.identifier.otherUNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA, WILLIAN MARQUES DIAS, 2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582370-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação analisa os contextos e justificativas do Ensino de Sociologia na Educação Básica, com foco na relação entre Trabalho, Sociedade e Adoecimento no mundo contemporâneo, marcada pela flexibilização/precarização das relações de trabalho. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, tendo como fontes livros, livros didáticos e artigos científicos, por entendermos que esses são elementos essenciais para a compreensão da emergência da temática na sociedade contemporânea. Procuramos identificar a necessidade do ensino de Sociologia, e seu contexto histórico, de maneira a compreendermos sua importância enquanto instrumento refinado da cultura humana, que possui a especificidade de analisar o movimento que compõe a tessitura social, e basear uma análise de dois livros didáticos amplamente utilizados nas salas de aula no que tange ao mundo do trabalho, suas transformações e seu impacto sobre o sujeito que trabalha. A pesquisa constatou que a presença da Sociologia nos currículos possui uma história de intermitências, ora presente, ora ausente, mas que deve atuar enquanto elemento de desenvolvimento, oferecendo a possibilidade da imaginação sociológica (MILLS, 1969) como resposta à simplicidade dos discursos pseudoconcretos (KOSÍK, 1995) que povoam o senso comum na tentativa de compreender o movimento de flexibilização do mundo do trabalho (ANTUNES, 2000) e sua relação com o surgimento das ideologias defensivas (DEJOURS, 1992) contra o adoecimento. No entanto, os livros didáticos pouco refletem acerca da relação entre o adoecimento e as características do mundo do trabalho contemporâneo, nos quais, em muitos casos, ficam ausentes do ensino a relação entre as formas de organização do trabalho e seu impacto sobre a qualidade da saúde dos trabalhadores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.5 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMundo do trabalho contemporâneopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho e sociedadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho e adoecimentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos de sociologiapt_BR
Título: dc.titleEnsino de sociologia em questão: 'o trabalho adoece?'pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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