Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Milanezi, Rafael de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-10-21T12:23:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-10-21T12:23:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA, RAFAEL DE OLIVEIRA MILANEZI, 2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582367 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação teve como proposição uma pesquisa-ação sobre o desenvolvimento de uma intervenção pedagógica na disciplina de Sociologia, utilizando ferramentas de sensibilização musical, leitura de livros, apresentação de seminários e produção de músicas autorais, com uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual em Dobrada, interior do estado de São Paulo. Por intermédio do referencial teórico da Teoria Histórico-cultural da Atividade, procuramos comprometer os estudantes envolvidos na pesquisa em práticas significativas que auxiliassem para a expansão do seu repertório cultural , além da apropriação dos conteúdos presentes no currículo de Sociologia do estado de São Paulo. A partir dessa experiência em grupo foi possível estimular a criatividade e criticidade dos estudantes durante a preparação de suas percepções musicais direcionando-as para a produção autoral, bem como debater e avançar nas percepções sobre o mundo social: a coisificação e desumanização do outro, a reprodução da desigualdade e da violência e o papel transformador do sonho. Assim sendo, este empenho permitiu contribuir para ampliação da reflexão acadêmica sobre novas práticas no ensino médio para a Sociologia e, como resultado, propiciou a produção de músicas autorais que abordam os problemas sociais trabalhados no bimestre. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Composição musical | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Juventude | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa-ação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria histórico-cultural | pt_BR |
Título: dc.title | Integrando música autoral e sociologia: uma intervenção pedagógica alternativa | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons