Integrando música autoral e sociologia: uma intervenção pedagógica alternativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMilanezi, Rafael de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-21T12:23:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-21T12:23:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-23-
identificador: dc.identifier.otherUNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA, RAFAEL DE OLIVEIRA MILANEZI, 2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582367-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação teve como proposição uma pesquisa-ação sobre o desenvolvimento de uma intervenção pedagógica na disciplina de Sociologia, utilizando ferramentas de sensibilização musical, leitura de livros, apresentação de seminários e produção de músicas autorais, com uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual em Dobrada, interior do estado de São Paulo. Por intermédio do referencial teórico da Teoria Histórico-cultural da Atividade, procuramos comprometer os estudantes envolvidos na pesquisa em práticas significativas que auxiliassem para a expansão do seu repertório cultural , além da apropriação dos conteúdos presentes no currículo de Sociologia do estado de São Paulo. A partir dessa experiência em grupo foi possível estimular a criatividade e criticidade dos estudantes durante a preparação de suas percepções musicais direcionando-as para a produção autoral, bem como debater e avançar nas percepções sobre o mundo social: a coisificação e desumanização do outro, a reprodução da desigualdade e da violência e o papel transformador do sonho. Assim sendo, este empenho permitiu contribuir para ampliação da reflexão acadêmica sobre novas práticas no ensino médio para a Sociologia e, como resultado, propiciou a produção de músicas autorais que abordam os problemas sociais trabalhados no bimestre.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectComposição musicalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJuventudept_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria histórico-culturalpt_BR
Título: dc.titleIntegrando música autoral e sociologia: uma intervenção pedagógica alternativapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons