Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | CEPAE/UFG | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Cleydon Araújo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-10-19T19:43:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-10-19T19:43:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | CARDERNO PEDAGÓGICO DE FUTSAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582203 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional em forma de material didático apresenta uma possibilidade de intervenção pedagógica no trato com os projetos de extensão no campo da cultura corporal do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE. A prática pedagógica na disciplina de educação física, nesta unidade educacional, constitui a cultura corporal como saber escolar, sendo este conhecimento estruturado e oferecido nas ações extensionistas. A investigação ocorreu durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2018 a 2020. Os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica, Psicologia Histórico-Cultural e na concepção Crítico-Superadora, foram as bases teóricas para elaboração deste produto educacional, desenvolvido como caderno pedagógico direcionado ao aluno. A coleta de dados ocorreu por meio de aplicação de questionário aos alunos da segunda fase do ensino fundamental com 23 questões fechadas e 2 questões abertas. Os resultados apontam o tema da cultura corporal na manifestação do esporte e, especificamente no futsal. A relação dialética entre conteúdodestinatário- forma, indicam viabilidade de organização e sistematização dos elementos da cultura corporal para o enriquecimento do universo simbólico dos alunos participantes, contribuindo para um desenvolvimento consciente, emancipador e crítico-reflexivo da realidade social. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,84 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Esporte. Futsal. Fundamentos Técnicos e Táticos. História. Cultura | pt_BR |
Título: dc.title | Caderno Pedagógico de Futsal | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Caderno Pedagógico de Futsal.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/582203/2/Caderno Pedagógico de Futsal.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons