Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSocio; Magalhães, Ana Beatriz Maia Neves | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Neves, Ana Beatriz Maia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-10-19T12:41:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-10-19T12:41:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA, ANA BEATRIZ MAIA NEVES, 2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582184 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo apresentar às professoras e professores que lecionam Sociologia na educação básica algumas possibilidades de uso de filmes como ferramenta pedagógica para a abordagem da temática “gênero e direitos das mulheres” a partir de suas respectivas narrativas, relacionando-as com conceitos e teorias de autoras das Ciências Sociais. Foram selecionados cinco filmes contemporâneos de curta e média metragem, concebidos e realizados por mulheres brasileiras, que abordam algumas das principais pautas do movimento feminista contemporâneo, inclusive algumas demandas do feminismo interseccional. Utilizando a metodologia Tela Crítica proposta por Giovanni Alves (2010), são apresentados relatórios de análises dos filmes, as quais, por sua vez, foram feitas sob a perspectiva teórica do feminismo decolonial. São apresentadas também discussões acerca da relação entre juventude e escola, gênero e direitos das mulheres, ensino de Sociologia e cinema e educação. Acredita-se que ensinar/estudar gênero e direitos das mulheres na escola a partir de filmes pode vir a contribuir para que as e os estudantes percebam a necessidade da promoção da igualdade de gênero em suas mais variadas dimensões, além de alertar sobre a obrigação coletiva de se combater as diversas formas de violência impostas às mulheres. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema e educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estudos de gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tela Crítica | pt_BR |
Título: dc.title | Mulheres na frente e atrás das telas: gênero e direitos das mulheres no ensino de sociologia - possibilidades de abordagem a partir de filmes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons