Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Chagas, Marcos Rogério Jesus | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSocio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-10-19T15:02:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-10-19T15:02:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA, MARCOS ROGERIO JESUS CHAGAS, 2020.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582176 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho busca apresentar os debates conceituais que envolvem a organização dos estudantes secundaristas, como sua condição de classe, o processo de alienação conduzido por meio da escola e as relações democráticas presentes no ambiente escolar. Para esta análise, usa-se como base o movimento de ocupação de escolas em Bauru no ano de 2015, contra o projeto de “reorganização” das escolas. O objetivo é analisar a participação dos grêmios estudantis nestes movimentos, podendo assim realizar um debate sobre os grêmios enquanto instrumentos de organização dos estudantes secundaristas. Considerando as disputas de classe em nossa sociedade e o papel dos estudantes secundaristas dentro destas disputas, nos propomos a avaliar em que medida os grêmios são usados como instrumento de controle e limitação da atuação do movimento estudantil secundarista. Outro elemento também usado é um levantamento histórico no movimento estudantil no Brasil, e na cidade de Bauru, para observar como os estudantes se organizaram ao longo da história e como ocorreram as tentativas de controle sob as entidades organizativas dos estudantes. Como forma de observar estas condições dentro do ambiente escolar no período do pré e pós ocupação, fizemos um estudo de caso de uma das escolas ocupadas na cidade de Bauru, observando o papel da direção da escola no controle do grêmio, seja de suas atividades, seja para que os estudantes envolvidos na ocupação tenham obstáculos para reformular o estatuto do grêmio, e posteriormente, interferindo no processo eleitoral para que a chapa ligada aos alunos do movimento estudantil não ganhem o processo eleitoral. Os elementos levantados nos mostram que o controle do estado sob os Grêmios Estudantis, estabelecidos durante o período da ditadura militar, permanece ainda nos dias atuais, com o Estado se apresentando como “incentivador” da organização dos estudantes, impondo desta forma a sua perspectiva de organização estudantil. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 16 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Grêmio estudantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento estudantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ocupação de escolas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento estudantil em Bauru | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia | pt_BR |
Título: dc.title | Os grêmios estudantis e as mobilizações secundaristas em Bauru no ano de 2015 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons