São Paulo Faz Escola e o ensino de sociologia: trajetória e análise

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Letícia Lima de-
Autor(es): dc.contributor.authorUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSocio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-19T14:50:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-19T14:50:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-30-
identificador: dc.identifier.otherUNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA, LETÍCIA LIMA DE SOUZA, 2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582174-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado identifica e analisa intencionalidades políticas e ideológicas do programa educacional São Paulo Faz Escola, sobretudo quanto ao material didático da disciplina de Sociologia. Tendo como fontes os Cadernos do Professor e Cadernos do Aluno, foi realizada uma análise de conteúdo. O programa São Paulo Faz Escola foi lançado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em 2008 visando a unificação escolar de toda a rede. Dentre as políticas instauradas pelo programa, destaca-se a consolidação do currículo oficial comum e distribuição do material didático apostilado para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio. A pesquisa constatou que o programa educacional estabelece padronização não somente nos conteúdos curriculares, mas, em todas dimensões da dinâmica escolar, sendo a aprendizagem o meio de adaptabilidade às demandas sociais, sobretudo ao que tange o funcionamento econômico da sociedade. Em relação a disciplina de Sociologia, não há desenvolvimento efetivo de reflexão crítica, pois foram identificadas perspectivas pragmáticas e utilitaristas do saber sociológico. A dissertação pretendeu contribuir para a reflexão sobre ensino de Sociologia no contexto neoliberal a partir do Ensino Desenvolvimental e seus interlocutores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo e programaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação (São Paulo)pt_BR
Título: dc.titleSão Paulo Faz Escola e o ensino de sociologia: trajetória e análisept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons