Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Letícia Lima de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSocio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-10-19T14:50:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-10-19T14:50:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA, LETÍCIA LIMA DE SOUZA, 2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582174 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação de mestrado identifica e analisa intencionalidades políticas e ideológicas do programa educacional São Paulo Faz Escola, sobretudo quanto ao material didático da disciplina de Sociologia. Tendo como fontes os Cadernos do Professor e Cadernos do Aluno, foi realizada uma análise de conteúdo. O programa São Paulo Faz Escola foi lançado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em 2008 visando a unificação escolar de toda a rede. Dentre as políticas instauradas pelo programa, destaca-se a consolidação do currículo oficial comum e distribuição do material didático apostilado para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio. A pesquisa constatou que o programa educacional estabelece padronização não somente nos conteúdos curriculares, mas, em todas dimensões da dinâmica escolar, sendo a aprendizagem o meio de adaptabilidade às demandas sociais, sobretudo ao que tange o funcionamento econômico da sociedade. Em relação a disciplina de Sociologia, não há desenvolvimento efetivo de reflexão crítica, pois foram identificadas perspectivas pragmáticas e utilitaristas do saber sociológico. A dissertação pretendeu contribuir para a reflexão sobre ensino de Sociologia no contexto neoliberal a partir do Ensino Desenvolvimental e seus interlocutores. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo e programas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação (São Paulo) | pt_BR |
Título: dc.title | São Paulo Faz Escola e o ensino de sociologia: trajetória e análise | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons