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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Zasciurinski, Juliana Miranda | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSocio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-10-19T13:50:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-10-19T13:50:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA, JULIANA MIRANDA ZASCIURINSKI, 2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582172 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo tem como objeto o processo de construção social e institucional da “menoridade” e como que a escola no sistema socioeducacional tem papel na manutenção deste processo. Com o interesse de desmistificar o olhar voltado pela sociedade sobre a juventude que infraciona, a pesquisa se concentra na chamada juventude confinada, que diz respeito, a jovens pertencentes às classes subalternas. A hipótese desse estudo é a de que existe na estrutura desse sistema de aprisionamento, bases racistas, concepções da classe dominante que inferiorizam a classe trabalhadora. O objetivo do estudo foi distinguir as diferenças do ensino de sociologia na CASA e na escola normal, compreender também as nuances de ser jovem e estar cumprindo medida socioeducativa. A metodologia utilizada foi a observação participante como instrumento para a elaboração da análise. Os resultados mostraram que apesar das reformas legislativas, o sistema socioeducativo, continua exercendo sua função histórica de manutenção das relações de dominação de classe, por meio da criminalização das classes populares. A pesquisa apresenta como produto uma intervenção pedagógica, que parte de um modo diferenciado da relação ensino/aprendizagem, com ferramentas didáticas mais próximas da realidade dos jovens em privação de liberdade, com o fim de elucidar o tema desigualdades sociais e violência a partir da proposição de um levantamento do que seria mais coerente, para o entendimento, utilizando de conhecimentos produzidos à margem da sociedade como o estilo musical do RAP. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Juventude confinada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Privação de liberdade | pt_BR |
Título: dc.title | O processo de construção social e institucional da menoridade: uma contribuição à prática do ensino de sociologia na Fundação CASA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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