Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | de Andrade, Débora Cristina Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Brum, Ana Karine Ramos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-10-17T23:09:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-10-17T23:09:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Cuidado Seguro na Alergia Alimentar no ambiente escolar | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582143 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta proposta de roteiro de oficina para acadêmicos de enfermagem consolida um dos objetivos da pesquisa intitulada “ Ebook como tecnologia educacional no ensino da gestão do cuidado seguro da criança com alergia a proteína do leite de vaca e demais alergias no ambiente escolar”. A pesquisa, esteve vinculada ao Programa de Mestrado Profissional no Ensino da Saúde- MPES-UFF, da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, obteve aprovação do Comitê de Ética em pesquisa da UFF e obedeceu aos requisitos para a obtenção do título de mestre. Esta proposta tem o objetivo de contribuir com o trabalho das equipes pedagógicas ao formular um roteiro que possa ser aplicado em um disciplina do curso de graduação em enfermagem ou até mesmo em uma oficina isolada em um projeto de extensão por exemplo. Durante a pesquisa foi identificada a necessidade de abordar a temática segurança do paciente e alergia alimentar, pois ainda existe muito desconhecimento sobre alergia e anafilaxia de uma forma geral, e também sobre o papel do enfermeiro dentro da escola. É necessário criar oportunidades durante o estágio curricular, que muita das vezes é breve neste campo ou pouco explorado. Segundo Paulo Freire, a educação não é mera transmissão de dados para uma massa uniforme, mas instrumento de protagonismo, conhecimento e transformação da realidade do indivíduo e da sociedade. Nos dias atuais, em face das constantes mudanças e inovações tecnológicas, vale suscitar uma reflexão sobre que tipo de educação escolhemos e como implementá-la, que tipo de sociedade queremos, que tipo de cidadãos queremos, e qual o papel da instituição de ensino neste processo de formação de profissionais de saúde, mas especificamente enfermeiros, com uma perspectiva integral e humanizada. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 387 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas. Oficina Pedagógica.Ensino em saúde. Enfermagem. Alergia ao leite. Segurança do paciente. | pt_BR |
Título: dc.title | Roteiro de Oficina Pedagógica para Gestão do Cuidado Seguro da criança com alergia a proteína do leite de vaca e demais alergias no ambiente escolar | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino na Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Roteiro de Oficina Pedagógica - acadêmicos enfermagem.pdf | 386.3 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/582143/4/Roteiro de Oficina Pedagógica - acadêmicos enfermagem.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons