Experiências Docentes Sobre o Uso do Livro Didático de História na Rede Municipal de Florianópolis (SC).

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTrindade, Marcos Antônio Rosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-16T17:37:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-16T17:37:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherExperiências Docentes Sobre o Uso do Livro Didático de História na Rede Municipal de Florianópolis (SC).pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582025-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação de mestrado (ProfHistória – UFSC) tem como objetivo analisar como os professores/as efetivos de História da Rede Pública Municipal de Florianópolis usam o livro didático de História – LDH. Foram enviados questionários online para os professores/as que participavam da formação continuada da rede de ensino, dos quais quatorze responderam, onde selecionamos cinco para a realização de entrevistas semiestruturadas (todos possuindo mestrado acadêmico em História), sendo eles/as: Victória Gambetta da Silva, César Augusto Jungblut, Joseane Zimmermann Vidal, Carlos Rogério Müller e Marcos Antônio da Silva (em ordem temporal das entrevistas). A seleção desses cinco professores/as de História deu-se pelos seguintes motivos: 1) ter respondido o questionário exploratório, 2) paridade de gênero, 3) experiência mínima de dez anos no magistério, 4) facilidade de contato, 5) disponibilidade de tempo para a entrevista, 6) proximidade geográfica. E tem como base as reflexões do professor Elison Paim (2005, 2006, 2012 e 2018), a partir do Fazer-se Professor, que parte das análises de Edward P. Thompson (1987) em A Formação da Classe Operária Inglesa, onde o seu fazer-se não ocorreu em um determinado momento, mas sim, em um processo construtivo e relacional, fruto das experiências de homens e mulheres. Ou seja, a partir desta lógica, os(as) professores(as) se fazem em um processo não exclusivamente ao período da academia, mas também em sua vida escolar, nas relações com demais professores de História e de outras disciplinas, não esquecendo dos próprios alunos e seus professores do presente e passado (desde quando eram alunos/as nos primeiros anos do ensino fundamental até a pós-graduação). A partir deste fazer-se professor(a), uso as experiências docentes enquanto uma ferramenta para analisar de que maneira estes professores(as) usam o livro didático.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; Ensino de História, Experiências Docentes, Fazer-se Professor, Uso do livro Didático.pt_BR
Título: dc.titleExperiências Docentes Sobre o Uso do Livro Didático de História na Rede Municipal de Florianópolis (SC).pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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