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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CRUZ, Adileide Maciel da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-10-16T14:49:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-10-16T14:49:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA E IDENTIDADE: QUEBRANDO ESTEREÓTIPOS ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO DE JOGOS SOBRE OS LAKLÃNÕ-XOKLENG | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582003 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo principal desta pesquisa foi a transformação das minhas aulas de História do Brasil em nível de Ensino Médio. Como professora efetiva da rede estadual de SC, atuando na E.E.B. Paulo Zimmermann, município de Rio do Sul/Santa Catarina, percebi o quanto as populações indígenas são estereotipadas pelos estudantes desta escola. Por isso, considerou-se importante trazer elementos discutidos a nível acadêmico, como temas relativos à construção da identidade, decolonialidade, etnicidade, sintetizá-los e trabalhar com os estudantes do E.M. Como proposta metodológica utilizou-se a pesquisa-ação, onde, com a participação dos estudantes, busquei contribuir para a implementação da Lei 11.645/2008 na escola, abordando questões relacionadas à temática étnico-racial, à História Indígena e a História dos Laklãnõ-Xokleng, construindo jogos didáticos como ferramentas de ensino e aprendizagem. Ao transformar as aulas de meramente expositivas em participativas/atuantes, objetivamos alcançar de forma mais efetiva os estudantes, para que juntos fosse possível diagnosticar e refletir acerca de estereótipos construídos sobre a comunidade indígena Laklãnõ-Xokleng. Assim, busquei ultrapassar a barreira de preconceitos e de esquecimentos ao questionar a si e aos outros, além de construir novos conhecimentos que ficaram concretizados em materiais produzidos pelos próprios estudantes, o que, neste caso, foi representado pelos jogos didáticos de história indígena. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; Ensino de História Indígena; Lei 11.645/2008; Laklãnõ-Xokleng; Pesquisaação; Jogos Didáticos | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA E IDENTIDADE: QUEBRANDO ESTEREÓTIPOS ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO DE JOGOS SOBRE OS LAKLÃNÕ-XOKLENG | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação Adileide Maciel da Cruz.pdf | 3,34 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/582003/2/Dissertação Adileide Maciel da Cruz.pdfDownload |
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