ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA E IDENTIDADE: QUEBRANDO ESTEREÓTIPOS ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO DE JOGOS SOBRE OS LAKLÃNÕ-XOKLENG

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCRUZ, Adileide Maciel da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-16T14:49:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-16T14:49:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA E IDENTIDADE: QUEBRANDO ESTEREÓTIPOS ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO DE JOGOS SOBRE OS LAKLÃNÕ-XOKLENGpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582003-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo principal desta pesquisa foi a transformação das minhas aulas de História do Brasil em nível de Ensino Médio. Como professora efetiva da rede estadual de SC, atuando na E.E.B. Paulo Zimmermann, município de Rio do Sul/Santa Catarina, percebi o quanto as populações indígenas são estereotipadas pelos estudantes desta escola. Por isso, considerou-se importante trazer elementos discutidos a nível acadêmico, como temas relativos à construção da identidade, decolonialidade, etnicidade, sintetizá-los e trabalhar com os estudantes do E.M. Como proposta metodológica utilizou-se a pesquisa-ação, onde, com a participação dos estudantes, busquei contribuir para a implementação da Lei 11.645/2008 na escola, abordando questões relacionadas à temática étnico-racial, à História Indígena e a História dos Laklãnõ-Xokleng, construindo jogos didáticos como ferramentas de ensino e aprendizagem. Ao transformar as aulas de meramente expositivas em participativas/atuantes, objetivamos alcançar de forma mais efetiva os estudantes, para que juntos fosse possível diagnosticar e refletir acerca de estereótipos construídos sobre a comunidade indígena Laklãnõ-Xokleng. Assim, busquei ultrapassar a barreira de preconceitos e de esquecimentos ao questionar a si e aos outros, além de construir novos conhecimentos que ficaram concretizados em materiais produzidos pelos próprios estudantes, o que, neste caso, foi representado pelos jogos didáticos de história indígena.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; Ensino de História Indígena; Lei 11.645/2008; Laklãnõ-Xokleng; Pesquisaação; Jogos Didáticospt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA E IDENTIDADE: QUEBRANDO ESTEREÓTIPOS ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO DE JOGOS SOBRE OS LAKLÃNÕ-XOKLENGpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons