Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFSul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Einhardt, Leandro Waltzer | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Severo, Carlos Emilio Padilla | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-10-15T18:46:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-10-15T18:46:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | AcidenteZero | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581923 | - |
Resumo: dc.description.abstract | sta pesquisa teve como objetivo compreender de que forma elementos de gamificação podem contribuir com o ensino e aprendizagem de Saúde e Segurança do Trabalho em curso técnico integrado ao ensino médio, com base nos conceitos de educar pela pesquisa (DEMO, 2002), aprendizagem significativa crítica (MOREIRA, 2011), metodologias ativas (MORAN, 2017), engajamento escolar (SILVEIRA; JUSTI, 2018) e gamificação (FADEL et al., 2014). A metodologia foi de natureza qualitativa, cujos instrumentos de coleta de dados foram: entrevistas, questionários e observação participante. Na investigação foi concebido o produto educacional Acidente Zero, jogo que simula um canteiro de obras onde os estudantes são desafiados a resolverem problemas em Saúde e Segurança do Trabalho. O jogo foi utilizado como recurso pedagógico e os resultados da avaliação da atividade permitiram inferir que os elementos de gamificação escolhidos contribuíram para o engajamento comportamental, afetivo, cognitivo e agente dos alunos. Dessa forma, a pesquisa conclui que os elementos de gamificação auxiliam no ensino e aprendizagem de Saúde e Segurança do Trabalho em curso técnico integrado, uma vez que fomentam a produção de conhecimento na área de maneira interativa, flexível e lúdica e valorizando a aprendizagem pelo erro, características importantes na educação para o século XXI. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,1Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PROFEPT | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde e Segurança do Trabalho | pt_BR |
Título: dc.title | Jogo Acidente Zero | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Jogo Acidente Zero.pdf | documento | 3.03 MB | /bitstream/capes/581923/4/Jogo Acidente Zero.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: