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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | IFSul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Azevedo, Lucas Maurício | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Severo, Carlos Emilio Padilla | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-10-15T18:35:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-10-15T18:35:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ludosmec | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581907 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este livro digital apresenta uma sequência didática com os conceitos da gamificação como recurso pedagógico para uma abordagem contemporânea, que conduza e envolva o processo de ensino e aprendizagem acerca do tema: introdução a mecânica no curso técnico em mecânica integrado ao ensino médio. Está descrito um método que possa ser utilizado como planejamento pelo docente em aplicação da sequência didática gamificada no ambiente educacional através do jogo identificado como Ludosmec. Por fim uma sequência didática gamificada que possa ser utilizada pelos professores como recurso didático, sendo uma abordagem prática, utilizado na educação profissional. Os resultados permitem-nos afirmar que a organização do trabalho pedagógico, norteia e convida à reflexão quanto aos objetivos de cada atividade e aos possíveis caminhos para o seu desenvolvimento. Contudo, a estrutura proposta e discutida parece caracterizar uma alternativa interessante ao desenvolvimento de um engajamento e motivação ao estudo. A utilização de jogos no ambiente escolar, proporciona a inserção de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento dos alunos em sala de aula. O objetivo deste trabalho é promover os conceitos da gamificação como recurso pedagógico, para uma abordagem, que conduza e envolva o processo de ensino aprendizagem nos cursos de tecnologia. A sequência didática gamificada se apresenta como recurso didático para nortear atividades em sala de aula, a fim de construir novas ferramentas de ensino, com os jogos contribuindo com ambiente escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 13,2Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | EPT | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Introdução a Mecânica | pt_BR |
Título: dc.title | Ludosmec: sequência didática gamificada | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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e-book LUDOSMEC.pdf | Livro LudosMec | 12,9 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/581907/2/e-book LUDOSMEC.pdfDownload |
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