METABÓLITOS SECUNDÁRIOS E DEFESA VEGETAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NO ENSINO SUPERIOR

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus de Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCRUZ, Y.K.S.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-15T12:26:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-15T12:26:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-09-
identificador: dc.identifier.otherMETABÓLITOS SECUNDÁRIOS E DEFESA VEGETAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NO ENSINO SUPERIORpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581843-
Resumo: dc.description.abstractO ensino de Ciências e Biologia de qualidade se fazem de grande importância devido às intensas mudanças climáticas, científicas, tecnológicas e sociais vivenciadas na sociedade moderna, e consequentemente, a formação de professores de Ciências Biológicas. A educação científica é uma exigência urgente, e de contribuição fundamental no desenvolvimento das pessoas e dos povos (CACHAPUZ et al., 2005), e cabe aos docentes, principalmente aos da área de Ciências e Biologia, a especificidade de formar cidadão críticos e, ao mesmo tempo, ensinar conteúdos específicos. É preciso que os professores se apropriem de diferentes saberes para contribuir com a formação de seus alunos, destacando desse modo à relevância da formação inicial para construção de saberes específicos e pedagógicos (TARDIF, 2014). O ensino de Botânica ainda é caracterizado como sendo muito teórico, desestimulante, possuir muitos termos técnicos, de difícil assimilação e subvalorizado no ensino de Ciências e Biologia (KINOSHITA et al, 2006). Dessa forma, é importante entender as razões apontadas pelos estudantes, para entender as possíveis dificuldades em relação ao aprendizado de Botânica, pois os trabalhos científicos e propostas para o ensino de Botânica, ainda são poucos os estudos e pesquisas desenvolvidas no ensino que apresentam discussões sobre a didática relacionadas a essa disciplina (SILVA; CAVALLET; ALQUINI, 2005). Em levantamento realizado por Silva, Cavallet e Alquini (2005), em anais dos Congressos Nacionais de Botânica, no período de 1995 até 2002, os autores observaram que 127 trabalhos apresentados na sessão temática Ensino de Botânica, destes aproximadamente 29% enfocaram o ensino para a graduação, os outros trabalhos, em sua maior parte abrange o Ensino Fundamental e Médio, e alguns apresentaram materiais didáticos que pode ser empregado por diferentes públicos. No entanto, ainda existe uma carência de trabalhos que abordem propostas pedagógicas inovadoras para o Ensino de Botânica, devido à reduzida produção científica dessa área e a limitada quantidade de trabalhos voltados para oprocesso de ensino de Botânica, como destacado por Marques (2000), em consulta às bases de dados científicos. Em pesquisa recente realizada por Machado, Poletto e Alves (2019), os autores investigaram como a Botânica vem sendo trabalhada no Ensino Superior por meio de uma revisão sistemática de literatura em três bases de dados: nos portais CAPES, IBICT e nas principais revistas da área de Ensino de Ciências, em língua portuguesa e espanhola, com qualis A1, A2 e B1, no período de 2007 a 2017, do qual foram analisados 6.104 trabalhos, destes apenas 13 trabalhos possuíamenfoque no Ensino Superior. Desse modo, é possível verificar que decorrido mais de 15 anos da publicação de Silva, Cavallet e Alquini (2005) o panorama não mudou muito, observando que pouca produção na área de ensino de Botânica tem sido realizada. Assim, o ensino de Botânica apresenta um campo favorável a pesquisas que possibilitem estratégias de ensino para contribuir na formação inicial de professores. Dessa forma, o objetivo central desta pesquisa consistiu em elaborar uma sequência didática para ensinar o conteúdo de metabólitos secundários e defesa vegetal, para estudantes de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas, afim de contribuir para o processo de formação inicial de professores,tendo como aportes teóricos o referencial de formação de professores e sequência didática com base em Zabala (1998). Como objetivos específicos: a) construir e implementar uma sequência didática para ensinar o conhecimento científico sobre metabólitos secundários e defesa vegetal para uma turma do 4° ano de uma licenciatura em Ciências Biológicas. b) avaliar as contribuições, limitações e desdobramentos da pesquisa. Na dissertação que acompanha esta Produção Técnica Educacional (disponível em: https://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino-dissertacoes), o leitor encontrará detalhes de toda pesquisa realizada, desde o aporte teórico dos saberes docentes até a sistematização e aplicação desta sequência didática. No primeiro capítulo desta produção técnica, apresentamos uma síntese do referencial teórico-metodológico que fundamentou nosso trabalho. E no segundo capítulo, expomos a estrutura integral da sequência didática elaborada e as atividades propostas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent667 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacional; Aleloquímicos; Sequência de Aulas.pt_BR
Título: dc.titleMETABÓLITOS SECUNDÁRIOS E DEFESA VEGETAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NO ENSINO SUPERIORpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
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