Intervenção Pedagógica nas aulas de Sociologia acerca da Mulher Negra e do Racismo no Brasil

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Londrina / ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorZaganini, Geralda de Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-10-14T19:39:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-10-14T19:39:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-26-
identificador: dc.identifier.otherIntervenção Pedagógicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/581823-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho aborda a construção e aplicação de uma sequência didática na perspectiva histórico-crítica da Sociologia, destacando assim o paralelo existente entre teoria e realidade social e a ferramenta didática como um meio que associa o universo conceitual acadêmico ao contexto social do educando e do educador. Apresentamos uma sequência didática desenvolvida com os estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública, localizada na cidade de Londrina-Paraná com a colaboração da professora pesquisadora mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Rede de Sociologia, visando promover uma aprendizagem significativa sobre o conteúdo abordado, explorando as habilidades de leitura e interpretação que já possuem os estudantes e contribuindo também, com estratégias para a superação das dificuldades nessa área, identificadas através da avaliação diagnóstica externa: Prova Paraná. Os conteúdos da sequência didática ocorreram de maneira interdisciplinar com as disciplinas de Sociologia, Arte e Língua Portuguesa, através das obras de “Casa Grande e Senzala”, de Gilberto Freyre e a “A Integração do Negro na Sociedade de Classes”, de Florestan Fernandes. Na perspectiva da Arte recorremos às composições “A Negra”, de Tarsila do Amaral e “Bastidores, de Rosana Paulino. Observamos todo o processo de elaboração das atividades e percebemos o quanto essas experiências possibilitaram aos estudantes a ocupar seu lugar enquanto produtores de conhecimento, sujeitos de sua formação e do processo ensino e aprendizagem, apropriando-se da escola como espaço para desenvolver autonomia e a cidadania.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia histórico-críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterpretações da formação social do Brasilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuestão racialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDescritores Prova Paranápt_BR
Título: dc.titleIntervenção Pedagógica nas aulas de Sociologia acerca da Mulher Negra e do Racismo no Brasilpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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